Plataforma de crowdfunding GoFundMe atinge 3 mil milhões de doações
A plataforma de "angariação social" chegou em 2016 aos dois milhões de campanhas, tendo angariado 3 mil milhões de dólares. Mas o presidente não quer que este número fique por aqui.
A GoFundMe tem-se destacado das demais plataformas de angariação de financiamento online pelo seu caráter social e filantrópico, sendo que o dinheiro reverte sempre para causas nobres. Nesta passagem de ano, a plataforma conseguiu ultrapassar um marco muito importante: já foram angariados 3 mil milhões de dólares, devido à boa vontade de mais de 25 milhões de doadores.
Tweet from @WePay
Além disto, chegou-se à marca dos dois milhões de campanhas levadas a cabo, afirmando-se que o número de pessoas ajudadas triplicou. Rob Soloman, o homem que criou a plataforma em 2010, sublinha que a GoFundMe vai mais além do crowdfunding, preferindo o termo “angariação social”.
"Cria-se este ciclo vicioso de pessoas a terem acesso à campanha e de muitas pessoas a darem para essa campanha. Um dólar pode-se transformar em dezenas, centenas, milhares de dólares.”
As campanhas angariam uma média de 1.000 a 2.000 dólares, provenientes principalmente da família, amigos e conhecidos do criador. Ainda assim, o impacto maior destas tem sido a consciencialização da população para as pequenas causas, desde adquirir próteses para um cão com deformações congénitas até proporcionar um casamento de sonho a uma mulher com cancro.
Embora existam milhares, o presidente da plataforma afirma que não existem riscos de canibalização de campanhas, visto que os campos de ação são extensos e não existe uma tendência de os doadores deixarem uma causa para se dedicar totalmente a outra. Este ano, a causa com maior impacto foi a das vítimas do tiroteio da discoteca Pulse, em Orlando, que já conseguiu angariar cerca 7,8 milhões de dólares.
Ainda assim, Solomon confessou à revista Fast Company que isto ainda não é suficiente, prevendo que na próxima década sejam angariados mais de 40 mil milhões de dólares, trazendo uma nova roupagem aos modelos atuais de angariação de fundos: “Queremos chegar a um ponto onde estamos a fazer mais que as maiores organizações e fundações do mundo.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Plataforma de crowdfunding GoFundMe atinge 3 mil milhões de doações
{{ noCommentsLabel }}