A procura de cuidados domiciliários está a aumentar e vai exigir mais serviços profissionais

  • Servimedia
  • 27 Julho 2020

Segundo uma análise do Instituto Coordenadas, o mundo dos cuidados domiciliários "está a mudar a um ritmo vertiginoso" e requer serviços cada vez mais qualificados, profissionais e individualizados.

A procura de serviços de cuidados domiciliários está a crescer a um ritmo muito relevante, com uma previsão de mais de um milhão e meio de pessoas assistidas até ao final deste ano, pelo que serão necessários “serviços profissionalizados” para oferecer uma resposta adequada a esta situação, de acordo com a análise do Instituto Coordenadas de Governanza e Economía Aplicada, de Espanha.

A entidade assinala que todas as previsões mostram uma tendência de crescimento sustentado ao longo dos próximos cinco anos e acrescenta que “estes são números referentes à assistência organizada, mas a realidade do setor mostra uma magnitude muito maior, uma vez que existe todo um universo de famílias que organizam as suas necessidades de assistência em privado, contratando assistentes e prestadores de cuidados por conta própria.

O Instituto Coordenadas de Governanza e Economía Aplicada reuniu um grupo de peritos que analisou todo o mundo dos cuidados domiciliários e uma das suas principais conclusões é que a extensão e a complexidade das necessidades que surgem neste setor vão forçar as famílias a recorrer a serviços profissionalizados “em detrimento das opções privadas”.

Conclui ainda que “ajudar e cuidar dos idosos no ambiente doméstico é uma atividade essencial que não pode ser deixada a qualquer pessoa ou a qualquer proposta. Cada necessidade de cuidados requer um prestador de cuidados adequado”.

Este grupo de peritos explica que a complexidade está sempre a aumentar e os riscos que as famílias podem correr se enfrentarem diretamente esta tarefa estão a aumentar. Riscos associados à falta de preparação dos prestadores de cuidados que contratam e riscos associados à assunção direta de responsabilidades de todo o tipo com estes prestadores de cuidados, que podem variar desde os meramente administrativos e fiscais, até aos sociais e laborais, passando pelos criminosos.

"As recomendações de terceiros e as buscas aleatórias de assistentes já não são válidas. A eficiência na cobertura das necessidades requer serviços qualificados e profissionais, individualizados para cada necessidade específica.”

Jesús Sánchez Lambás

Vice-Presidente Executivo do Instituto Coordenadas

A análise do instituto espanhol salienta que é cada vez mais necessário recorrer a serviços profissionais que forneçam garantias de cumprimento das exigências de cada utilizador e a eliminação de todos os riscos inerentes a tal contratação.

“O paradigma no mundo da assistência é contratar serviços de assistência, e não assistentes ou prestadores de cuidados. A palavra de boca em boca para recomendar cuidadores no ambiente doméstico só será viável em casos de experiência comprovada do cuidador e excelente experiência por parte do assistido. Todo o universo associado ao que é conhecido como trabalhadores domésticos está agora obsoleto“, sublinha ele.

O grupo de peritos que realizou a análise afirmou que cobrir as necessidades de cuidados de uma pessoa no ambiente doméstico requer um planeamento seletivo das necessidades durante um longo período de tempo; e é algo que não pode ser improvisado, nem deixado nas mãos de “ações bem intencionadas mas não qualificadas”.

Formação apropriada

Por conseguinte, indicam o “assistente específico” quando se trata de selecionar o pessoal certo, uma vez que “é um universo complexo que requer uma consideração individualizada”. Os peritos salientam a importância de escolher assistentes com formação adequada e que estejam sujeitos a um programa de acompanhamento da sua atividade no ambiente doméstico.

Os assistentes de enfermagem, assistentes geriátricos ou trabalhadores familiares são os perfis de formação apropriados neste ambiente, afirmar os peritos do instituto.

Consideram também essencial a procura de serviços completos e flexíveis. Desde uma assistência pontual até outra completa que cobre todo o dia, com opção de serviços de emergência ou extraordinários, seja na casa da pessoa assistida ou onde for necessário; hospitalizações, por exemplo. Qualquer incidente, disfunção ou acontecimento imprevisto deve ser incluído nos serviços de cuidados oferecidos. “Por parte das famílias contratantes, não pode haver surpresas ou pormenores de cuidado que não estejam cobertos”, recomendam.

Recordam também que todas as contratações e obrigações sociais e fiscais devem ser assumidas pelas empresas que prestam os serviços. “Estas empresas são as que devem ser responsáveis pelos salários, deduções fiscais, seguros sociais, férias, pagamentos extraordinários, cancelamentos de contratos, compensações, liquidações e todas as etapas associadas à contratação do pessoal assistente”.

O Instituto adverte sobre os riscos associados a este tipo de empresas. “Face à aparência de oferecer serviços de cuidados completos, o que temos é uma intermediação laboral simples e duvidosa, em que a família é a que efetivamente contrata os assistentes, mesmo que os procedimentos sejam realizados por esse intermediário. E é a família que assume todos os riscos associados a esta contratação. É um modelo empresarial dentro do mundo dos cuidados que está condenado à extinção ou à redução da sua atividade devido à qualidade reduzida dos serviços que oferece”, adverte.

Jesús Sánchez Lambás, vice-Presidente executivo do Instituto Coordenadas, salientou que “o mundo dos cuidados domiciliários está a mudar a um ritmo vertiginoso e a procura de serviços cada vez mais eficientes está a seguir esta tendência. As recomendações de terceiros e as buscas aleatórias de assistentes já não são válidas. A eficiência na cobertura das necessidades requer serviços qualificados e profissionais, individualizados para cada necessidade específica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A procura de cuidados domiciliários está a aumentar e vai exigir mais serviços profissionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião