Turnitin lança tecnologia para detetar fraude académica em Espanha

  • Servimedia
  • 31 Agosto 2020

Denominada Turnitin Originality, a solução utiliza tecnologia de ponta para ajudar as instituições a combater a fraude e a má conduta académica, no novo cenário digital pós-pandémico.

A Turnitin, líder mundial no desenvolvimento de soluções para a integridade académica, verificação de similaridade e avaliação remota, vai implantar em Espanha a sua solução mais inovadora, que transforma a verificação da similaridade de textos num novo padrão de integridade académica.

A solução, denominada Turnitin Originality, utiliza tecnologia de ponta concebida para ajudar as instituições a abordar as novas tendências em matéria de fraude e má conduta académica e assegurar a autoria dos estudantes, afirmou a empresa.

Com o aumento do ensino online como resultado da “nova normalidade”, manter elevados níveis de integridade académica é um dos principais desafios para as escolas e universidades, à medida que se adaptam ao novo cenário digital pós-pandémico.

Turnitin Originalidade utiliza tecnologia abrangente “para ajudar a dissuadir o trabalho não original e apoiar os estudantes na aprendizagem de como atribuir corretamente as ideias e conceitos de outros autores.”

A nova solução assegura a originalidade do trabalho dos estudantes “fazendo corresponder o seu trabalho à coleção online mais abrangente de conteúdos académicos em papel do mundo, que contém uma base de dados online, publicações académicas, bem como um repositório global de trabalho dos estudantes.”

Ao rever as submissões dos estudantes, Turnitin Originality examina também se a obra tem alguma indicação de não ter sido escrita pelo estudante que afirma ser o autor. A investigação sugere que esta prática, conhecida como “fraude contratual”, pode ser praticada por um em cada sete estudantes em todo o mundo.

A ferramenta pode mesmo ajudar a identificar plágio de código ou manipulações de texto utilizadas pelo aluno numa tentativa de “bater” o sistema. O objetivo é ajudar os estudantes a regressar a um esforço honesto antes que a negligência académica se instale, ajudando-os a evitar colocar-se em risco de serem descobertos.

“As novas técnicas de plágio e fraude académica estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas, pelo que as instituições académicas necessitam de ferramentas como a originalidade para detetar trabalho fraudulento e assim ajudar professores e alunos a apresentar com sucesso o seu trabalho, assegurando a sua integridade num ambiente digital“, explicou o gerente regional da Turnitin para Espanha e Portugal, Lluis Val.

Atualmente, mais de 15.000 instituições académicas em todo o mundo são clientes da Turnitin, e 34 milhões de estudantes utilizam as suas soluções para certificar a autenticidade do seu trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turnitin lança tecnologia para detetar fraude académica em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião