Huawei pela primeira vez na lista dos 50 primeiros no ranking Fortune Global 500
A gigante chinesa de telecomunicações faz parte do ranking da revista norte-americana desde 2010 e este ano conseguiu classificar-se na 49º posição.
A Huawei obteve uma receita de 105.216 milhões de euros no seu último ano fiscal, fazendo a empresa chinesa avançar para a 49º posição do ranking Fortune Global 500, que classifica as empresas de acordo com as receitas e lucros. Na lista desde 2010, esta é a primeira vez que a Huaewi surge no top 50.
Em 2019, o gigante das telecomunicações classificou-se em 72º lugar e este ano, dentro do seu setor, rede e outros equipamentos de comunicação, surge como a empresa com mais receitas, longe da Cisco Systems, que ocupa o 211º lugar, com 43.934 milhões de euros de receitas, e da Nokia, em 488º, com 22.086 milhões de euros de receitas.
A revista norte-americana destaca a ascensão da Huawei apesar dos “persistentes enredos geopolíticos” em torno da empresa, que levaram ao seu afastamento como fornecedor de rede 5G em julho no Reino Unido e à sua “exclusão virtual do mercado dos EUA”, onde está sujeita a sanções governamentais por motivos de segurança nacional.
“Huawei continua a ser o segundo maior vendedor de smartphones do mundo em volume, graças em grande parte ao seu crescente domínio na China, onde teve uma quota de mercado de 41% no primeiro trimestre de 2020″, acrescenta a publicação.
No último ano fiscal, a Huawei viu crescer as suas receitas em 14% face ao ano anterior e o seu lucro líquido aumentou 1,2%, para 7.669 milhões de euros.
O primeiro lugar do ranking Global 500 é ocupado pela cadeia de lojas Walmart, que teve receitas de 443.484 milhões de euros no seu último ano fiscal (mais 1,9% do que no ano anterior), e aumentou os seus lucros em 123,1%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Huawei pela primeira vez na lista dos 50 primeiros no ranking Fortune Global 500
{{ noCommentsLabel }}