Naturgy prevê implementar 300 ações por ano no âmbito do Plano Ambiental Global até 2022

  • Europa Press
  • 22 Setembro 2020

A energética espanhola Naturgy espera avançar com 300 iniciativas anuais em prol da biodiversidade e o ambiente, no âmbito do seu compromisso na área da sustentabilidade.

O Plano Ambiental Global da empresa estabelece como meta a realização de 300 iniciativas el prol da biodiversidade em cada ano, até 2022, contra as 257 cumpridas em 2019.

Com as ações realizadas no ano passado, a Naturgy restaurou mais de 2.600 hectares de superfície ambiental, dos quais 60% correspondem a áreas protegidas ou habitats de espécies protegidas.

A implementação da “economia circular” é uma das chaves do compromisso da energética para com o meio ambiente. Em 2019, o grupo reduziu as suas emissões de CO2 em 16%, baixou também em 25% a utilização de água nas suas atividades, conseguiu gerar menos 66% de resíduos e revalorizou ou reciclou 57% dos resíduos produzidos.

Graças a estes números e iniciativas, a Naturgy obteve em 2019 a maior pontuação no índice CDP (Carbon Disclosure Project), tornando-se a única empresa de energia espanhola e uma das cinco no mundo a alcança-lo.

Do mesmo modo, durante 2019, a empresa realizou mais de 100 estudos, especialmente no campo das instalações de produção (centrais térmicas, hidráulicas e eólicas) e distribuição de eletricidade, com o objetivo de monitorizar o estado ambiental e ecológico. Além disso, levou a cabo 90 iniciativas para a conservação de espécies e áreas naturais protegidas.

No que diz respeito à utilização da água nas atividades da empresa, a água recolhida do mar representa 96% do total, a água reutilizada 3% e a água doce 1%.

Além disso, 98% da água recolhida é devolvida ao ambiente. Depois de a água ser utilizada, são gerados fluxos de águas residuais que são tratados para reduzir a poluição antes de serem descarregados no ambiente.

A maior quantidade de água descarregada corresponde às centrais térmicas, onde é efetuada monitorização e análise, que de acordo com os dados de Naturgy não geraram qualquer impacto nos ecossistemas aquáticos afetados.

As iniciativas do grupo na área da biodiversidade e do ambiente estão espalhadas por todo o mundo, destacando-se a recuperação ambiental das áreas afetadas pela construção do parque eólico Crookwell (Austrália), com a replantação de pastagens, a plantação de mais de três mil árvores e o controlo para evitar plantas invasoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Naturgy prevê implementar 300 ações por ano no âmbito do Plano Ambiental Global até 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião