“O pior debate de sempre”. Como a internet viu o primeiro confronto entre Trump e Biden

  • Tiago Lopes
  • 30 Setembro 2020

O primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden ficou marcado por trocas de acusações entre os dois candidatos. Online, também houve muitas críticas (e piadas) por parte dos espetadores.

Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, e Joe Biden, candidato do Partido Democrata na corrida à Casa Branca, estiveram frente a frente no primeiro debate presidencial dos EUA, em Cleveland. Além dos próprios, nem Chris Wallace, jornalista da Fox News Sunday que moderou o debate ao longo de 90 minutos, escapou às centenas de memes que surgiram na internet durante e depois de terminar o primeiro encontro entre os dois candidatos.

Durante uma hora e meia foram muitas as trocas de acusações entre Trump e Biden e muitos os momentos de tensão que os utilizadores da internet rapidamente transformaram em memes. A frase “vais-te calar, homem?” — proferida por Biden quando não conseguiu acabar o raciocínio devido às intervenções de Trump — foi um dos momentos mais marcantes da noite.

Mas não foi em estúdio que se esgrimiram argumentos a favor e contra cada um dos lados. Quem assistia pela televisão, usou a internet para ir reagindo a cada momento. O veredicto foi feito pela jornalista Anna Palmer, que classificou este primeiro encontro televisivo entre Trump e Biden como “o pior debate de sempre”.

As permanentes interrupções levaram um internauta a sugerir que desligassem o microfone para que fosse possível falar apenas um dos candidatos. “Uma ideia: silenciem os microfones quando não devem estar a falar. Não aprendemos nada com o Zoom?

Ideia semelhante é partilhada por David Sinclair. “Em todos os debates futuros, os moderadores têm de usar estes”, diz, ilustrando uma imagem de ligar e desligar os microfones.

O momento em que Joe Biden diz a Trump “vais-te calar, homem?” foi um dos episódios mais marcantes da noite. Um utilizador escreveu no Twitter: “Penso que Joe Biden está a falar por todos os americanos sãos”.

Mais jocosos foram os comentários do utilizador Ryan Capperauld, que fez uma comparação com os Simpsons…

… Ou de Carlos Alamilla, também com uma referência gráfica.

O moderador da Fox News, Chris Wallace, também teve direito a uma série de memes uma vez que a maior parte dos analistas consideraram que durante grande parte dos 90 minutos do debate não conseguiu travar as constantes interrupções.

Outro utilizador quis mostrar a posição complicada em que Wallace estava e que merecia alguma simpatia dada a difícil tarefa de moderar este debate.

A jornalista da NBC News, Yamiche Alcindor, mostrou-se surpreendida depois de Biden dizer a Trump que este é “o pior presidente que os Estados Unidos já tiveram”.

Terminados os 90 minutos de debate, foram muitos os utilizadores que assinalaram o momento. “Isto é castigo?”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“O pior debate de sempre”. Como a internet viu o primeiro confronto entre Trump e Biden

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião