Historiadores económicos destacam trabalho de engenheiros espanhóis que “revolucionaram” a indústria

  • Europa Press
  • 6 Outubro 2020

Historiadores económicos e empresariais elogiaram o trabalho de um grupo de engenheiros espanhóis que influenciou decisivamente a segunda revolução industrial.

Notáveis historiadores económicos e empresariais elogiaram o “trabalho extraordinário” de um grupo de engenheiros que influenciou decisivamente a segunda revolução industrial e a incorporação da economia espanhola no mercado internacional no século XX.

Este reconhecimento teve lugar na Academia Real de Engenharia, que acolheu o colóquio “Doze Engenheiros que mudaram Espanha”, nos dias 1 e 2 de outubro, coordenado por Gloria Quiroga, professora na Universidade Complutense de Madrid, com a participação de Antonio Colino, presidente da Academia Real de Engenharia, Ángel Simón, presidente da Agbar, e historiadores de prestígio.

O papel destes “homens excecionais” com formação universitária no domínio da engenharia foi desenvolvido em duas áreas: a das adaptações técnicas e a do setor empresarial. Todos eles foram criadores de grandes empresas ou participaram de forma decisiva na sua formação e contribuíram para o seu crescimento, muitas das quais duram até hoje.

Antonio Colino, presidente da Academia Real de Engenharia, reivindicou durante o seu discurso a figura do engenheiro como o arquiteto dos grandes avanços técnicos. Colino salientou que, ao contrário de países como os Estados Unidos, não há engenheiros na política espanhola, uma ausência que contrasta com a presença constante de engenheiros na vida quotidiana, como os autores de quase todos os artefactos que utilizamos.

Para o historiador Gabriel Tortella, “a engenharia é um dos campos que em Espanha e na universidade se têm visto os melhores resultados”. Tortella recordou que grandes engenheiros espanhóis alcançaram um reconhecido prestígio e reputação a nível mundial, como é o caso de Entrecanales, Del Pino ou Villar Mir que construíram multinacionais.

O evento foi encerrado por Ángel Simón, Presidente da Agbar, que delineou os novos caminhos que o engenheiro de negócios do século XXI deveria seguir e propôs uma revisão do significado do termo engenheiro-empresário que tem em conta, para além do enfoque técnico-económico, a necessária visão ambiental e social.

Para Simón, uma nova definição possível seria uma “pessoa que possui ou gere uma indústria, negócio ou empresa, que, com engenho e sólidos conhecimentos técnicos, encontra uma forma de alcançar algo que requer decisão e esforço para melhorar a qualidade de vida da comunidade e a executa com sensibilidade económica, social e ambiental, eficiência e agilidade, em estreita colaboração com todas as partes envolvidas e tendo como principal objetivo a qualidade de vida das pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Historiadores económicos destacam trabalho de engenheiros espanhóis que “revolucionaram” a indústria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião