Já há 46 hotéis e alojamentos locais com camas para estudantes. Metade são em Lisboa

De norte a sul do país há cerca de meia centena de hotéis e alojamentos locais (incluindo guest houses e hostels) com camas para estudantes, com preços tabelados para alunos bolseiros.

Tal como o Governo queria, já começa a ser reforçada a oferta de camas para estudantes através dos operadores hoteleiros e de alojamento local. De acordo com informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), já se contam 46 hotéis e unidades de alojamento local (incluindo hostels) que disponibilizam camas para bolseiros e não bolseiros. Metade destes alojamentos está em Lisboa.

Embora em menor número, nem os hotéis ficaram de fora desta iniciativa. Por enquanto são 11 as unidades hoteleiras que vão receber estudantes com preços tabelados (para o caso de alunos bolseiros), podendo ser cobrados valores diferentes — por acordos diretos — com alunos não bolseiros.

A oferta de hotéis atual é a seguinte: In Gold Hotel & SpaIn Gold Hotel & Spa (Águeda), Hotel Aveiro Center, Hotel Nordeste Shalom (Bragança), The 7 Hotel (Lisboa), Turim Luxe Hotel (Lisboa), Casa de São Mamede Hotel (Lisboa), Hotel Cruz da Mata (Mangualde), Hotel Vila Esteves (Monção), Hotel Mansão Alto Alentejo (Portalegre), Hotel Star inn Porto e Hotel Quasar (São Mamede de Infesta).

Já no caso do alojamento local, que incluem guest houses e hostels, a lista, que vai sendo atualizada, conta atualmente com 35 unidades. Deste universo, 23 são na zona de Lisboa, que concentra 50% da oferta atual.

O ECO questionou o MCTES para saber o número exato de camas que estes alojamentos estão a oferecer, mas até ao momento de publicação deste artigo não obteve qualquer resposta. Contudo, os números mais recentes adiantados pelo Ministério de Manuel Heitor dão conta de que a oferta privada foi reforçada com cerca de 2.400 camas — contando com as Pousadas da Juventude –, perfazendo um total de mais de 18 mil camas.

Tanto hotéis como alojamentos locais são obrigados a cobrar as rendas de acordo com os valores máximos estipulados pelo Governo — Lisboa, Cascais e Oeiras (285,23 euros), Porto, Amadora, Almada, Odivelas, Matosinhos (263,29 euros), Funchal, Portimão, Vila Nova de Gaia, Barreiro, Faro, Setúbal, Maia, Coimbra, Aveiro, Braga (241,35 euros) e 219,41 euros nos demais concelhos. Contudo, no caso de estudantes não bolseiros, não existe limite.

No caso do alojamento local, os proprietários podem pedir aos estudantes três meses adiantados de renda, um adiantamento que, segundo o site do MCTES, será facultado ao estudante mediante requerimento aos Serviços de Ação Social (SAS) da respetiva instituição universitária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há 46 hotéis e alojamentos locais com camas para estudantes. Metade são em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião