Trump reconhece que Biden venceu, mas diz que eleições foram “manipuladas”

Depois de escrever no Twitter que Joe Biden venceu porque a eleição foi manipulada, Donald Trump reiterou que não admite nada e que ainda há um "longo caminho a percorrer".

Donald Trump reconheceu, de certa forma, pela primeira vez, que Joe Biden venceu as eleições, mas disse que o processo foi “manipulado”. Mais tarde clarificou, numa série de publicações no Twitter, que não admite a vitória do candidato democrata, reiterando que Biden apenas ganhou aos olhos da comunicação social de “notícias falsas”.

“Ele venceu porque a eleição foi manipulada”, começou por escrever Trump, na sua conta pessoal de Twitter, apontando que observadores de voto não foram permitidos junto das urnas e que os votos foram tabulados por uma “empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento mau que nem se qualificou para o Texas”.

Algum tempo depois, Trump esclareceu que Biden “só venceu aos olhos da fake news media“, ou seja, dos órgãos de comunicação social de “notícias falsas”, como diz o republicano. “Não admito nada! Temos um longo caminho a percorrer. Esta foi uma eleição manipulada”, completou Trump. Noutro post, escreveu ainda: “Iremos vencer”.

A campanha de Trump avançou com ações judiciais para anular os resultados em vários estados norte-americanos, embora sem sucesso, até agora. Especialistas jurídicos dizem que o litígio tem poucas probabilidades de alterar o resultado da eleição, de acordo com a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Tal como já tem vindo a acontecer nas publicações de Trump com reivindicações relativamente às eleições sem provas, o Twitter colocou um aviso apontando que “esta afirmação sobre fraude na eleição é contestada”, para sinalizar aos utilizadores que ainda não existe nenhuma confirmação de que o que o ainda líder norte-americano escreveu é verdade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump reconhece que Biden venceu, mas diz que eleições foram “manipuladas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião