Google Trends: Os temas mais pesquisados da semana

  • Tiago Lopes
  • 12 Dezembro 2020

A morte de Sara Carreira, com apenas 21 anos, chocou os portugueses. Lá fora, o Reino Único começou a vacinação. Nos negócios, rédea curta para o Facebook.

A morte de Sara Carreira, filha do popular cantor português Tony Carreira, foi o assunto mais pesquisado pelos portugueses no Google numa semana que também ficou marcada por mais um episódio de racismo no futebol. O jogo entre PSG e o Istambul Basaksehir teve mesmo de ser adiado.

O reencontro entre os dois maiores jogadores da atualidade também mereceu muitos cliques dos leitores portugueses. Cristiano Ronaldo foi a casa de Messi para lhe dar uma lição de como se marcam golos.

Cá dentro

O nome de Sara Carreira foi o mais pesquisado pelos portugueses na semana passada. Com apenas 21 anos, a filha do cantor Tony Carreira morreu no sábado passado, dia 5 de dezembro, num acidente violento de automóvel na A1, perto de Santarém.

Após o acidente foram muitas as reações e homenagens à jovem cantora. Tanto a SIC como a TVI alteraram a programação habitual de domingo devido à morte da filha mais nova do cantor Tony Carreira.

“A TVI não emite este domingo o Somos Portugal em respeito pelo trágico desaparecimento de Sara Carreira. O Somos Portugal é um programa que celebra os artistas e o país, mas num registo não adequado ao momento. A TVI endereça à família Carreira, com quem tem históricas ligações, os seus sentimentos”, escreveu a TVI no Instagram.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também deixou uma nota no site da Presidência onde apresentou as “sentidas e amigas condolências à família Carreira pela terrível perda”.

O segundo tema mais pesquisado pelos portugueses no motor de pesquisa do Google foi a Liga dos Campeões. No entanto, esta semana o principal tema não foi o futebol, mas sim um alegado comentário racista por parte do quarto árbitro do jogo que colocou PSG e Istambul Basaksehir frente-a-frente.

O jogo foi mesmo interrompido e apenas retomado no dia seguinte, depois de os jogadores das duas equipas terem decidido abandonar o terreno de jogo devido a um alegado comentário racista por parte do quarto árbitro que, de acordo com o jogador do Istambul Basaksehir, Demba Ba, terá dito ao treinador adjunto da sua equipa ‘Negro, sai daí. Vai-te embora’.

Mais tarde, o jogador brasileiro do Basaksehir Rafael revelou mais detalhes sobre o incidente. “O quarto árbitro chegou e virou-se para um dos adjuntos da equipa e disse que ele estava a gritar muito. Não sei por que o expulsou. Quer dizer, sei porquê, porque com certeza ele é racista. Ele virou-se para ele e disse: ‘Negro, sai daí. Vai-te embora’ e expulsou-o”, explicou Rafael.

A estrela principal do PSG, o brasileiro Neymar, apoiou a decisão da equipa da Turquia e também decidiu recolher aos balneários. O jogo foi retomado no dia seguinte, na quarta-feira, e terminou com a vitória da equipa francesa por 5-1.

O duelo entre o Barcelona e Juventus, que proporcionou o reencontro entre Messi e Cristiano Ronaldo, fecha o top 3 dos assuntos mais pesquisados durante a semana.

O jogo terminou com a vitória da equipa italiana com o internacional português a ganhar destaque ao apontar dois dos três golos com que a equipa de Turim venceu o Barcelona.

Lá fora

  • Primeira vacina da Pfizer no Reino Unido. Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina da Pfizer no Reino Unido. As vacinas começaram a ser disponibilizadas na última sexta-feira pelas autoridades de saúde do Reino Unido perante o olhar atento da comunicação social que registou o momento em que foi administrada a vacina a Margaret no Hospital Universitário de Coventry, no centro de Inglaterra.
  • Criança foi a primeira doente com Covid-19 em Itália. Os meios de comunicação italianos revelaram que o primeiro doente com Covid-19 em Itália foi uma criança de 4 anos, tendo sido infetada a 21 de novembro de 2019. Um estudo da Universidade de Milão, publicado na revista Emerging Infectious Diseases, conta que no dia 30 de novembro a criança foi encaminhada para um centro de saúde com vários sintomas associados à Covid-19, entre eles problemas respiratórios e vómitos.
  • Estátua de Edward Colston. O Ministério Público britânico acusou quatro pessoas pelo envolvimento na estátua que foi lançada para o Rio Avon, em Bristol, Inglaterra, no seguimento dos protestos Black Lives Matter. Segundo as autoridades, os acusados têm entre 21 e 32 anos.

Nos negócios

  • YouTube apaga mais vídeos. A rede social YouTube divulgou na semana passada que apagou vídeos da sua plataforma que sugeriam que as eleições americanas foram fraudulentas. O anúncio foi feito pela Alphabet, proprietária do YouTube, e surge um mês depois do encerramento das urnas e da contagem que deu a vitória ao democrata Joe Biden.
  • AirPods Max. A Apple anunciou esta semana a chegada de um novo produto, os AirPods Max, que têm como data de lançamento oficial o dia 15 de dezembro. Segundo a gigante norte-americana estes novos auscultadores trazem a magia dos AirPods mas com som de alta fidelidade. O preço é que não parece ser nada mágico: 629 euros.
  • Facebook acusado. A rede social liderada por Mark Zuckerberg poderá vir a ser obrigada a vender o WhatsApp e o Instagram. Pelo menos é isso que as autoridades americanas pedem depois de acusarem o Facebook de “comportamento anticompetitivo” em dois processos: um movido pela Federal Trade Commission e outro por um acordo entre 46 estados e três distritos. Recorde-se que o Facebook comprou o Instagram em 2012 por cerca de mil milhões de dólares e o WhatsApp, em 2014, por 19,3 mil milhões.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada aos fins de semana, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google Trends: Os temas mais pesquisados da semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião