Fundación Jiménez Díaz lidera lista de melhores hospitais em Espanha

  • Europa Press
  • 29 Dezembro 2020

O Índice de Excelência Hospitalar 2015-2019 foi elaborado pelo Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada e compila as classificações das últimas cinco edições.

A Fundación Jiménez Díaz (Madrid) lidera a lista dos 10 melhores hospitais em Espanha, de acordo com o Índice de Excelência Hospitalar (IES) 2015-2019, elaborado pelo Instituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada.

Nos últimos cinco anos, o Hospital Clínic de Barcelona e o Hospital de la Paz (Madrid) alternaram entre o segundo e o terceiro lugar, enquanto o Hospital Gregorio Marañón (Madrid) e o Hospital Quirónsalud Madrid ocupam o meio da tabela há mais de cinco anos.

Em 2019, o Hospital Vall d’Hebron (Barcelona) surge em sexto lugar, seguido pelo Hospital Universitário Clínico San Carlos (Madrid), Hospital Universitari i Politècnic La Fe (Valência), Centro Médico Teknon (Barcelona), e Hospital Quirónsalud Barcelona. Em anos anteriores, embora não em 2019, o Virgen del Rocío, em Sevilha, e o Ramón y Cajal também fizeram parte do top 10.

Esta classificação deriva do livro “IEH 2015-2019. Cinco anos de cuidados de saúde em Espanha”, publicado por “Profit”, um manual que compila as classificações dos melhores centros hospitalares espanhóis nas últimas cinco edições, tanto a nível geral e regional como por especialidade; e que também analisa a situação e evolução do Sistema Nacional de Saúde em Espanha neste período.

Assim, a Fundação Jiménez Diaz foi eleita, de forma unânime na série histórica do IEH 2015-2019, como melhor centro hospitalar em Espanha, “reforço do reconhecimento entre a amostra representativa de profissionais consultados ao longo das cinco edições”, explica o Instituto Coordenadas em comunicado.

Juan Antonio Álvaro de la Parra, gerente do hospital do grupo Quirónsalud, confessa numa entrevista no livro que esta liderança da Fundación Jiménez Díaz se baseia “no esforço, profissionalismo e compromisso” de todas as pessoas que fazem parte da instituição para avançar na mesma direção e para melhorar todos os dias. “Não se trata de trabalhar mais, mas de trabalhar melhor, mais eficaz e eficientemente. De trabalhar permanentemente na eficiência”, refere.

Desta forma, Madrid é a comunidade autónoma com maior presença de hospitais no top 10 do ranking nacional durante as últimas cinco edições do IEH. “Juntamente com a Fundación Jiménez Díaz, destaca-se a presença do Hospital Universitário de La Paz em todas as edições, tendo alternado entre a segunda (2018 e 2016) e a terceira (2019, 2017 e 2016) posição nas diferentes edições”, acrescenta o Instituto Coordenadas.

Entre os representantes dos melhores hospitais espanhóis de Madrid, estão o Hospital Universitário Gregorio Marañón e o Hospital Universitário Quirónsalud Madrid, juntamente com a Clínica San Carlos, este último tem estado no top 10 continuamente desde 2016, substituindo o Hospital Universitário Ramón y Cajal, que fechou o top 10 na primeira edição em 2015.

A Catalunha é, juntamente com Madrid, o território com o maior número de hospitais no top 10 nacional dos melhores hospitais de Espanha, já que tem quatro hospitais, desde que a Clínica de Barcelona (que alternou com La Paz entre o segundo e o terceiro lugar) se juntou durante todo o período dos cinco anos ao Hospital Universitário Vall d’Hebron, ao Hospital Quirónsalud Barcelona e ao Centro Médico Teknon”, adianta o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz lidera lista de melhores hospitais em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião