Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro, diz Siza Vieira

  • ECO
  • 18 Janeiro 2021

O ministro da Economia assegura que não será necessário mais dinheiro no Orçamento deste ano para financiar os novos apoios para as empresas.

Para os negócios fazerem face ao impacto do novo confinamento geral, o Governo avançou com um reforço dos apoios existentes. A injeção de liquidez proveniente destas ajudas deverá chegar às empresas já no próximo mês, garante o ministro da Economia, em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Pedro Siza Vieira reitera que “é muito importante que as empresas recebam esta injeção de liquidez em fevereiro”. Entre os apoios encontra-se o regresso do lay-off simplificado, sendo que todas as empresas que tiveram de encerrar terão acesso automático, e um alargamento e antecipação do programa Apoiar. “Vamos fazer tudo para concretizar isso o mais rapidamente possível”, aponta o ministro.

Quanto ao programa de apoio às rendas, os “avisos vão ser lançados no início de fevereiro”. As verbas para estes apoios “vêm de um conjunto de fontes de financiamento”, nomeadamente fundos europeus e reembolsos de quadros comunitários anteriores. Desta forma, o ministro assegura que “não vai ser preciso mais dinheiro no Orçamento deste ano”, que já “tem uma provisão para acomodar estes crescimentos de despesas”. O Executivo já “contava” com eventos, como este, “embora talvez não logo no início de janeiro”, admite Siza Vieira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião