Tráfego de dados “aumentou exponencialmente” em todo o território
Altice, NOS e Vodafone assinalam um aumento significativo do tráfego de dados nas últimas semanas, em particular nos grandes centros urbanos e periferias.
O tráfego de dados “aumentou exponencialmente em todo o território nacional” nas últimas semanas, nomeadamente nos grandes centros urbanos e periferias, disse esta sexta-feira à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações NOS.
“Nas últimas semanas o tráfego de dados aumentou exponencialmente em todo o território nacional, especialmente nos grandes centros urbanos e suas periferias“, afirmou a operadora, quando questionada pela Lusa sobre o tema.
“O desempenho verificado demonstra que as nossas infraestruturas de comunicações estão devidamente preparadas para suportar as necessidades atuais dos clientes NOS“, garantiu a mesma fonte.
“Desde o primeiro período de confinamento que a NOS está preparada para o crescimento do tráfego que se antecipava para este novo estado de emergência”, salientou fonte oficial, que acrescentou que “o reforço e reconfiguração das redes que foi feito nos meses iniciais da pandemia mantém-se até hoje e tem uma componente dinâmica”, que permite à empresa “acompanhar em permanência a evolução da situação e fazer os ajustes necessários em função do comportamento e das necessidades dos clientes”.
Também esta segunda-feira, a Vodafone garantiu que a adoção de medidas de otimização das redes “é uma prática constante” da operadora e adiantou que o crescimento de utilização de Internet fixa estabilizou e ronda os “20%” há três semanas.
“A monitorização, aumento de capacidade e adoção de medidas de otimização das redes é uma prática constante na Vodafone”, disse à Lusa fonte oficial da empresa, quando questionada sobre o tráfego, numa altura em que Portugal se encontra em confinamento devido à pandemia de covid-19.
“É graças a este trabalho contínuo e dedicado que as redes da Vodafone têm acomodado as exigências da situação atual”, asseverou a mesma fonte.
Quando comparado com o primeiro confinamento, “a Vodafone registou um crescimento contínuo na utilização de Internet fixa entre a segunda metade de novembro e o dia 22 de janeiro”, referiu a operadora liderada por Mário Vaz, salientando que desde então, esse crescimento estabilizou, situando-se de há três semanas para cá na ordem dos 20%”.
Também fonte oficial da Altice Portugal, questionada pela Lusa, disse que não detetou qualquer anomalia ou avaria que tenha “impactado” o serviço de Internet, cujo tráfego médio aumentou 20% desde o primeiro trimestre do ano passado, altura do primeiro confinamento.
Os operadores de comunicações eletrónicas podem a partir desta segunda-feira limitar ou bloquear o acesso a serviços não essenciais à banda larga, como videojogos e plataformas digitais como Netflix, tendo em vista a necessidade de proteger serviços críticos do Estado, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento de março de 2020 devido à pandemia de covid-19.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tráfego de dados “aumentou exponencialmente” em todo o território
{{ noCommentsLabel }}