Depois do Brexit, Barnier posiciona-se para o Eliseu

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2021

Michel Barnier lança grupo "Patriota e Europeu" para, junto dos conservadores, refletir sobre a política francesa. A iniciativa já é vista como o primeiro passo para uma candidatura ao Eliseu.

Quase de regresso à política francesa, Michel Barnier acaba de lançar o grupo de trabalho “Patriota e Europeu” para, com os deputados e senadores conservadores do partido “Os Republicanos” (LR), debater um rumo para a política francesa. “Tenho um conjunto de ideias e propostas a fazer”, disse Barnier à France Info, antes de avançar que as propostas seriam sobre “a autoridade do Estado, descentralização e crescimento sustentável”.

A iniciativa política do negociador-chefe da União Europeia para o Brexit só deve avançar no final de março quando terminar a sua missão em Bruxelas, mas rapidamente foi entendida como um sinal da ambição de Barnier nas presidenciais de 2022. Pela frente tem antes as primárias do partido de direita, ao qual pertence há 55 anos. Barnier deve apresentar as suas propostas no final de abril, depois de publicar um livro baseado no diário escrito durante os quatro anos de negociações do Brexit.

“Lembrou-nos da sua disponibilidade para França e para a nossa família política”, disse aos jornalistas Damien Abad, presidente do partido LR na Assembleia Nacional, ao qual foi esta terça-feira anunciado o novo grupo de trabalho. De acordo com Abad, o negociador do Brexit recomendou aos deputados do LR ouvirem “a cólera social”, uma vez que “o sentimento popular é diferente do populismo”.

Aos 70 anos, Barnier ganhou maior notoriedade durante a difícil negociação da saída do Reino Unido da União Europeia, mas tem uma longa carreira que inclui posições chave no governo francês, nas pastas dos Negócios Estrangeiros e Agricultura, e no executivo europeus, como comissário europeu da Política Regional e do Mercado Interno.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois do Brexit, Barnier posiciona-se para o Eliseu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião