As lições da Gamestoppremium

Nos mercados financeiros (como na política), temos de ter cuidado com jogadores populistas, que contornam as regras, que proferem palavras bonitas, mas escondem o seu modelo de negócio.

Nas últimas semanas houve imensas notícias sobre mercados de capitais, relacionadas com o grupo de pequenos investidores liderado por um fórum Reddit, denominado Wallstreetbets. Seguindo recomendações online, estes investidores (individualmente pequenos, mas compostos por várias centenas de milhares, ou mesmo milhões) pressionaram alguns dos maiores 'hedge funds' mundiais, e levaram à subida em flecha dos preços das acções em empresas como a Gamestop, Blackberry ou American Airlines, todas elas com dificuldades nos seus respectivos negócios reais… Não há nada de errado com os investidores individuais lucrarem milhões de dólares, enquanto os hedge funds perdem milhões. No entanto, antes de se juntarem ao movimento, é importante que os investidores compreendam o que estão a fazer e quão

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Colunista convidado. Professor Catedrático de Finanças no IESE Business School em Espanha

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.