BRANDS' ECO PPR: uma solução de poupança para a reforma e não só

  • BRANDS' ECO
  • 4 Março 2021

Um PPR pode ser, também, um ponto de partida para a concretização de projetos de longo prazo, além da reforma.

Poupar a longo prazo deveria ser uma prioridade de todos. E quando o objetivo é preparar um complemento para a reforma, quanto mais cedo começarmos, melhor. Os Planos de Poupança Reforma (PPR) são uma solução para constituir um complemento à quebra de rendimentos quando deixarmos a idade ativa.

Mas não só. Sabia que além da poupança para a reforma pode usar um PPR para concretizar projetos de médio e longo prazo? Dependendo do tipo de PPR que subscrever, pode utilizá-lo, por exemplo, para poupar para a educação superior dos seus filhos desde que nascem, ou mesmo para planear uma remodelação da casa com calma e segurança financeira.

Os PPR são todos iguais?

Os PPR podem assumir a forma de seguros ou de fundos de investimento, e dividem-se em três grandes tipologias: com taxa garantida, capital garantido e risco de capital. A diferença assenta sobretudo no potencial de rentabilidade, no risco, no perfil de alocação de ativos e na flexibilidade.

Uma das vantagens dos fundos PPR é permitirem uma maior diversificação e controlo, já que dispõem sempre de uma gestão profissional. Além disso, podem adaptar-se a diferentes perfis de investidor.

Escolha um fundo PPR à medida dos seus objetivos

Conservador, moderado, com tolerância intermédia ou elevada ao risco, com maior ou menor volatilidade, com ou sem exposição ao mercado acionista. Em qual destes perfis se revê?

As 8 opções de PPR disponibilizadas pelo BiG.

A pensar nisto, o Banco BiG criou uma oferta alargada de fundos PPR que se adapta a diferentes perfis de investidor, do mais conservador ao menos avesso ao risco, a diferentes níveis de diversificação e valores de investimento. O plano Moderado, por exemplo, encaixa-se num perfil de investidor com baixa tolerância ao risco e que ambicione obter um retorno superior ao de um depósito a prazo.

Os planos Ações Dinâmico ou Obrigações Estratégico, por outro lado, destinam-se a investidores que toleram algum risco e que permitem a exposição do capital ao mercado acionista ou obrigacionista.

Já o BiG Taxa Plus destaca-se por ter sido premiado em 2020 como o melhor fundo PPR com Risco 4, atribuído pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios. Orientado para investidores mais avessos ao risco, foca-se na estabilidade do retorno de médio e longo prazo, através da diversificação de riscos e uma política de investimento moderada em títulos de rendimento fixo.

De olhos postos na reforma ou num projeto de vida, fale com o BiG e descubra qual o PPR mais adequado ao seu perfil e objetivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PPR: uma solução de poupança para a reforma e não só

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião