BRANDS' ECO Overcube: “Queremos uma experiência de compra simples, rápida, e segura”

  • BRANDS' ECO
  • 5 Março 2021

A Overcube Digital foi E-Commerce do Ano em Vestuário e Calçado, tendo ganho a prata nas categorias Melhor Design/Imagem e Melhor Marketplace na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards.

A Overcube, empresa integrante do Grupo Kyaia – Fly London, assume-se como um marketplace digital de calçado e acessórios com forte ligação à moda e ao lifestyle. Criada em 2018, tem como objetivo contribuir para o progresso e digitalização do setor, apoiando também o processo de internacionalização das marcas nacionais que comercializa. Destacou-se como E-commerce do Ano em Vestuário e Calçado, tendo arrecadado a prata nas categorias Melhor Design/Imagem e Melhor Marketplace o ano passado no Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país.

Luís Russo, CEO da Overcube, fala-nos dos objetivos e desafios da empresa e da sua perspetiva face à evolução do comércio eletrónico no setor do calçado e acessórios em Portugal.

Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?

A nossa expectativa era principalmente darmos a conhecer a Overcube, o trabalho que tem sido feito, e um pouco do talento existente na equipa.

Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso e-commerce?

A Overcube foi criada em 2018 motivada pela consciência que já existia dentro do Grupo Kyaia – Fly London, de que a tecnologia e o digital seriam aspetos determinantes para o futuro. Especificamente em relação ao comércio online, existiu uma primeira iniciativa no ano de 2001, e embora na altura o sucesso tenha sido limitado, a ideia ficou. Adicionalmente, e tendo em conta o percurso do PCA do grupo Sr. Fortunato Frederico e o papel que desempenhou durante 18 anos na APICAPPS, existia também uma grande vontade de continuar a contribuir para o progresso do setor, a sua digitalização, e para a sua internacionalização. A aposta do Grupo Kyaia – Fly London neste processo de digitalização da indústria de calçado é muito forte. Com o objetivo de promover e conquistar uma audiência, tanto nacional como internacional, que demonstra uma crescente tendência para as compras online, a Overcube já investiu um total de 4,6 milhões de euros até ao fim de 2020.

E-commerce em 2015 e agora em 2021 – como consideram este crescimento e evolução?

O e-commerce teve um grande impulso devido ao contexto de pandemia que vivemos. Este processo de digitalização é importante para todos os negócios, e é positivo que passe a existir uma maior consciência da importância da presença digital, tal como é positivo que muitos consumidores tenham tomado contacto pela primeira vez com o comércio eletrónico. 2021 e 2022 serão anos em que será necessário consolidar este crescimento abrupto, desafiar e afinar estes novos projetos, e os comerciantes vão precisar de ajuda especializada.

Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?

Durante a fase inicial da pandemia, e em particular no primeiro confinamento, existiram alguns desafios operacionais que tivemos que resolver e que causaram algumas alterações nas nossas rotinas, mas a tipologia no nosso negócio e principalmente o perfil da nossa equipa permite-nos adaptar com relativa facilidade ao contexto atual, que é de teletrabalho para toda a equipa.

Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?

A Overcube foi candidata aos prémios de Melhor Design/Imagem e Melhor E-Commerce do Ano. Guiamo-nos por elevados padrões de qualidade no que diz respeito ao conteúdo visual do website. Por isso, por acreditarmos que apresentamos uma imagem apelativa, fashion e coesa, candidatamo-nos a esta categoria do Portugal E-Commerce Awards. A Overcube, sendo um marketplace de calçado e acessórios com uma forte ligação à moda e a lifestyle, foca-se tanto na curadoria dos produtos que comercializa, como na forma como é apresentada a componente editorial das marcas presentes na plataforma. Este trabalho de coordenação, curadoria e construção visual da Overcube como marca tem como objetivo colocar o marketplace na mente dos consumidores como local de referência para adquirir calçado e acessórios. Relativamente ao prémio de Melhor E-Commerce do Ano, esta é uma categoria bastante abrangente e que nos parece avaliar o marketplace como um conjunto que incluirá sempre as características funcionais do website, a oferta e o catálogo de marcas e de produtos, o conteúdo tanto visual como escrito, e a clareza com a qual disponibilizamos a informação aos consumidores. Tal como o fazemos relativamente ao design/imagem do website, o mesmo é feito no que diz respeito a todas as componentes que fazem parte da plataforma. A clareza, a eficácia, a coerência, a rapidez e a funcionalidade do marketplace parecem-nos as características mais relevantes a avaliar nesta categoria e sobre as quais a Overcube se debruça diariamente para oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos consumidores.

Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?

A Overcube é um marketplace que se dedica exclusivamente à venda de calçado e acessórios, com uma oferta múltipla de marcas e parceiros diferenciados, e essencialmente com uma equipa talentosa, muito focada no cliente. Colocamos o cliente em primeiro lugar, queremos proporcionar uma experiência de compra simples, rápida, e segura, e esse é o mote para todos os nossos esforços de evolução.

Para além disto, temos a facilidade de oferecer propostas integradas que incluem uma presença no marketplace suportada e alavancada pelo conhecimento e experiência da equipa que faz parte da agência de comunicação da Overcube: a Overcube Digital. Ou seja, o nosso objetivo é, não só ajudar no processo de internacionalização das marcas nacionais presentes no marketplace, mas fazê-lo de forma estratégica e sustentada através de uma comunicação digital forte, coerente e eficaz. Ter uma equipa de profissionais na área da comunicação digital que têm o conhecimento, a sensibilidade, e a linguagem própria da indústria é uma oportunidade que faz sentido colocar ao dispor do sector e que ganha ainda mais força no contexto do plano de recuperação económica que se avizinha. Acreditamos que o papel da Overcube Digital será crescente e relevante para o setor do calçado, acompanhando a consciencialização que parece agora estar a generalizar-se de que a presença digital é essencial para o desenvolvimento da indústria.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?

O maior desafio é a diversificação das fontes de tráfego, num espaço em que atualmente continua a existir uma grande dependência do Google e do Facebook. É fundamental conseguir construir uma boa base de clientes, trabalhar SEO, e maximizar todas as oportunidades para ganhar notoriedade. É, também, claro para nós que nada disto se faz sem construir uma boa equipa. Antes de mais, e para além das competências técnicas micro-especializadas, temos a necessidade constante de termos que nos adaptar à volatilidade do universo digital: as suas constantes mudanças, atualizações e tendências. Ou seja, a equipa que suporta estas plataformas deve ter competências de grande adaptabilidade, de aprendizagem constante e um forte sentido crítico para que consigam detetar as necessidades prementes e definir as melhores soluções dentro do universo vasto que a digitalização representa. É essencial captar e conseguir reter o talento existente, sendo esse um dos desafios que se coloca.

Quais foram as vantagens da participação no Portugal E-Commerce Awards?

Para além de termos construído duas apresentações onde agregamos aquilo que nos parecem ser os pontos fortes da Overcube, construindo uma perspetiva holística do trabalho que temos vindo a desenvolver, esta participação também nos oferece a oportunidade de ver a Overcube a ser divulgada tanto para os consumidores como para outras marcas e agentes no mercado que, em última instância, era o nosso principal objetivo.

Qual o futuro do e-commerce na sua marca: uma alternativa ou o caminho a seguir?

O digital é a essência de todas as áreas de negócio da Overcube, está no nosso ADN. Naturalmente temos como principal objetivo continuar a crescer, e simultaneamente desempenhar um papel cada vez mais relevante para o cluster do calçado português. Em termos mais específicos, no que diz respeito ao marketplace Overcube, queremos acrescentar mais marcas de qualidade ao nosso portefólio e agir cada vez mais ao nível da curadoria dos produtos, melhorar a performance e a experiência de compra no nosso website, e evoluir os sistemas de suporte aos nossos parceiros. Além da relevância dos nossos resultados, que revelam por si só o papel crescente do nosso marketplace como canal de vendas e de internacionalização dos nossos parceiros, acreditamos que temos contribuído para a consciencialização da importância da presença digital a todos com os quais temos interagido, e esperamos nessa sequência ter um papel ainda mais ativo nas estratégias das marcas, valorizando todo o conhecimento e experiência que temos adquirido, por via da Overcube Digital.

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