BRANDS' ECO Poupadinhos e com Vales: “A melhor forma de venda é a relação emocional criada”

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  • 8 Março 2021

O Poupadinhos e com Vales foi E-commerce do Ano em Vouchers e Experiências e ganhou a prata na categoria "Melhor 'explicação' dos artigos à venda" na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards.

O Poupadinhos e com Vales é um site que se dedica a ajudar os portugueses a poupar dando a conhecer artigos, produtos e experiências de qualidade a um preço competitivo. Na 1ª edição do Portugal E-Commerce Awards, uma iniciativa do Lisbon Awards Group, em parceria com o ECO, que visa distinguir os melhores projetos de e-commerce no país, foi E-commerce do Ano em Vouchers e Experiências e ganhou a prata na categoria “Melhor ‘explicação’ dos artigos à venda“.

Janine Medeira, fundadora e account manager do Poupadinhos e com Vales, fala da importância de ter recebido o galardão e da sua perspetiva em relação à área do comércio eletrónico.

Quais eram as vossas expectativas quando se candidataram ao Portugal E-Commerce Awards?

Não existiam expectativas elevadas, foi no sentido de participar e perceber o potencial do nosso site dentro do tema, e obviamente argumentamos com vontade de ganhar, no entanto, queríamos essencialmente estar presentes como um dos candidatos e quiçá que nos abrisse algumas portas mais.

Qual foi a ideia ou necessidade que deu origem ao vosso E-Commerce?

A ideia foi sempre ajudar as pessoas que têm mais dificuldade na escolha de produtos de qualidade mas ao mesmo tempo com um preço competitivo. Especialmente no mundo online, sendo que o que se compra não pode ser visto, não é palpável, há muita tendência a considerar que se um produto é barato, significa que não tem qualidade. O Poupadinhos foi criado no sentido de desmistificar essa ideia e partilhar com quem nos segue boas oportunidades, e artigos/produtos/experiências realmente recomendáveis.

E-commerce em 2015 e agora em 2021 – como consideram este crescimento e evolução?

É um crescimento gigante. Nem precisamos ir tão longe, e-commerce 2020 e 2021 teve uma evolução tão grande, devido ao confinamento, que os receios que as pessoas tinham, quase desapareceram. A verdade é que boa parte das marcas criou ou apostou ainda mais nos seus sites de vendas, e muita gente vende cada vez mais e mais por este meio.

Como é que a pandemia e o confinamento alteraram as vossas rotinas?

Temos muito mais campanhas a decorrer agora, logo temos mais trabalho. Para além disso, há todo um trabalho de criatividade e reinvenção que não existia anteriormente. Antes de tudo isto era fácil criar um conteúdo apelativo, bastava ir à loja física em questão, fotografar, ou fazer um vídeo interessante que só por si, isso já vendia! Agora o interesse tem de ser trabalhado, desde as nossas casas, muitas vezes sem produto sequer, cativar um público sem uma ação que despolete interesse é e sempre será um desafio.

Qual foi a característica funcional ou política de e-commerce que deu origem ao vosso prémio no Portugal E-Commerce Awards?

Acreditamos que é o fator feedback real. Além de não aconselharmos nada que não seja por nós testado e (muito importante) que a relação qualidade preço seja incrível, a relação de credibilidade que ao longo dos anos criamos com a audiência, acresce uma confiança extra. Quem compra por conselho nosso, por diversas vezes, refere que só deu o passo após ter percebido que aconselhávamos, caso contrário não o faria.

Com o grande crescimento de e-commerce nos últimos tempos, como é que se conseguem distinguir da concorrência?

Pelos motivos anteriormente apresentados. A melhor forma de venda é a relação emocional criada, a partir do momento em que te aproximas ou te identificas com alguém por algum motivo, facilmente na hora de comprar a decisão vai recair na pessoa que, de alguma forma, já te marcou positivamente noutras ocasiões. Relações de sucesso e que duram muitos anos, mesmo que sejam as de cliente/vendedor, vão sempre distinguir-nos dos demais.

Quais são os maiores desafios para quem trabalha na área do e-commerce?

A concorrência e a parte logística, porque qualquer uma delas não é totalmente controlável.

Quais foram as vantagens da participação no Portugal E-Commerce Awards?

É sempre uma mais valia receber um prémio, é algo que acrescentamos ao nosso Media Kit e valoriza o nosso trabalho na tomada de decisão de uma parceria, por exemplo.

Quais as tendências que apontam nesta área para o futuro?

A tendência é o crescimento, cada vez há mais sites e-commerce, e a pandemia veio ajudar neste desenvolvimento. Esperam-se melhorias, pretendem-se processos de venda cada vez mais rápidos e eficazes, serviços de apoio ao cliente de qualidade, e uma forte aposta na segurança, tanto do processo de compra e pagamento, como na qualidade dos produtos vendidos.

Com a constante atualização e desenvolvimento desta área, como é que se acompanha todas estas tendências?

Benchmarking, criatividade e inovação. Sem estas três medidas, provavelmente o acompanhamento seria difícil.

Qual o futuro do e-commerce na sua marca: uma alternativa ou o caminho a seguir?

Um caminho a seguir, sem dúvida, atualmente não existe forma de o ver como uma alternativa, nem neste momento em que não temos lojas a não ser de modo online, nem depois. O hábito foi criado, as pessoas já entenderam a facilidade, gostam das vantagens, e de forma alguma este caminho terá fim nos próximos tempos.

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