A bazuca e o sector ‘primado’premium

O segredo da prosperidade está muito mais na forma como se alocam recursos do que no seu volume. Por isso, o tamanho do sector 'primado' é uma das principais ameaças ao crescimento.

Uma das críticas recorrentes ao Plano de Recuperação e Resiliência é destinar-se excessivamente ao sector público. Eu compreendo essa crítica. Existe um risco sério de se utilizar uma injecção extraordinária de dinheiro para se criarem novas clientelas que se tornarão permanentes e terão de ser pagas no futuro com dinheiro dos impostos ou poupanças noutras áreas mais importantes da administração pública. No entanto, confesso que essa divisão entre público e privado nos destinos dos fundos europeus preocupa-me pouco. Por três motivos: O primeiroé que aquelas clientelas tanto podem ser criadas no público como no privado. Em segundolugar, porque não nutro particular apreço pela injecção de dinheiro dos impostos em empresas privadas salvo se for para contratar serviços públicos que estas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.