Lucro da Ramada Investimentos cai 14% para quase 7 milhões em 2020
As receitas totais da empresa cederam 10,2% para 103,3 milhões de euros.
A Ramada Investimentos e Indústria totalizou 6,9 milhões de euros de lucro em 2020, menos 14% do que no ano anterior, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado. A empresa vai propor o pagamento de um dividendo de 60 cêntimos por ação relativo ao exercício de 2020.
De acordo com a informação remetida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa fixou-se em 12,96 milhões de euros, um recuo de 16,7% em comparação com 2019.
Por sua vez, as receitas totais da empresa cederam 10,2% para 103,3 milhões de euros.
Já os custos totais retrocederam 9,2% para um resultado negativo de 90,3 milhões de euros.
“O ano de 2020 antevia-se como um ano de recuperação, havendo uma expectativa otimista de melhoria e quebra do ciclo negativo que se vinha a arrastar nos últimos dois anos. As previsões pareciam boas, principalmente para o segundo semestre, com a previsão de um arranque de projetos na indústria automóvel”, apontou o grupo.
Porém, verificaram-se quebras na procura, tanto no setor dos moldes como no da metalomecânica.
“Este cenário menos favorável agravou-se com a propagação da pandemia. O receio pela incerteza e os constrangimentos que a propagação do vírus começava a provocar socialmente, tiveram consequências económicas e quebras nos mercados à escala global”, acrescentou a Ramada, sublinhando que estes impactos também se fizeram sentir na indústria automóvel.
Os investimentos realizados pelo grupo, em 2020, ascenderam a perto de 1,5 milhões de euros.
Em 31 de dezembro de 2020, o endividamento nominal líquido da Ramada situou-se em 11 milhões de euros, abaixo dos 31 milhões de euros apurados em 2019.
O grupo encara 2021 “com mais confiança”, tendo em conta a recuperação das vendas no último trimestre e uma perspetiva “mais otimista” para as indústrias automóvel e metalomecânica, a que se junta a “acentuada subida” dos preços da matérias-primas.
“Estas perspetivas assentam no pressuposto que a pandemia seja controlada e que a vacinação em massa se concretize, permitindo o relançamento da economia”, ressalvou.
Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Ramada Investimentos e Indústria subiram 1,02% para 4,95 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Ramada Investimentos cai 14% para quase 7 milhões em 2020
{{ noCommentsLabel }}