Fotogaleria: estes são os dez mais ricos do mundo

Em ano de pandemia, dos dez mais ricos do mundo, oito são norte-americanos (ou têm cidadania), um é indiano e outro é francês, segundo a lista dos multimilionários de 2021 da Forbes.

10. Mukesh Ambani

Mukesh Ambani, fundador e chairman da Reliance Industries, tem uma fortuna avaliada em 84,5 mil milhões de dólares. Aos 63 anos é o indiano mais rico do mundo, resultado de diversos negócios na área dos petroquímicos, combustíveis, telecomunicações e retalho. Durante a pandemia, Ambani vendeu um terço da empresa de telecomunicações indiana Jio a um grupo de investidores, entre os quais se encontram o Facebook e Google, por 20 mil milhões de dólares.

9. Sergey Brin

Em 2019 Sergey Brin deixou o cargo de presidente da Alphabet, empresa-mãe do Google, mas permanece como acionista e administrador da empresa. Aos 47 anos, o russo com cidadania norte-americana tem uma fortuna avaliada em 89 mil milhões de dólares. Especula-se que Brin seja um dos principais financiadores de um projeto de aviação totalmente elétrico.

8. Larry Page

Com 48 anos, Larry Page acumula já uma fortuna de 91,5 mil milhões de dólares. Juntamente com Sergey Brin, Page inventou o algoritmo PageRank que alimenta o mecanismo de busca do Google. O americano é um entusiasta dos carros voadores e encontra-se atualmente a financiar startups como a Kitty Hawk e a Opener. Page é igualmente fundador e investidor de uma empresa de exploração espacial, a Planetary Resources.

7. Larry Ellison

Aos 76 anos, o chairman, chief technology officer e cofundador da empresa de software Oracle tem uma fortuna avaliada em 93 mil milhões de dólares. Em maio de 2016, Larry Ellison passou um cheque de 200 milhões de dólares à University of Southern California para um centro de tratamento de cancro. Em 2018, o americano comprou 3 milhões de ações da Tesla.

6. Warren Buffett

Aos 90 anos, o magnata Warren Buffett é um dos investidores de maior sucesso de todos os tempos. Com uma fortuna estimada em 96 mil milhões de dólares, o americano dirige a Berkshire Hathaway, uma multinacional detentora de mais de 60 empresas, incluindo a seguradora Geico, a fabricante de baterias Duracell e a rede de restaurantes Dairy Queen. A Berkshire Hathaway tem ainda participações em empresas de topo como a Kraft Heinz Company, a American Express, a Coca-Cola Company, o Bank of America e Apple.

5. Mark Zuckerberg

O fundador e CEO da rede social mais utilizada do mundo tem uma fortuna avaliada em 97 mil milhões de dólares. Em 2004, com 19 anos, Zuckerberg criou o Facebook em Harvard como uma plataforma de partilha dos nomes e fotografias entre os estudantes da universidade.

4. Bill Gates

Em março de 2020, Bill Gates deixou o cargo de membro do conselho de administração da Microsoft, a empresa de software que fundou com Paul Allen em 1975. Juntamente com a sua esposa Melinda, Bill Gates preside a Fundação Bill & Melinda Gates, uma fundação que trabalha para criar oportunidades iguais e justas para as pessoas de todo o mundo. Estima-se que Bill Gates terá gasto cerca de 300 milhões de dólares para ajudar no combate à pandemia, financiando a investigação de métodos de deteção e tratamento. Hoje com 65 anos, tem uma fortuna estimada em 124 mil milhões de dólares.

3. Bernard Arnault

Aos 72 anos, Bernard Arnault, o chairman e CEO da LVMH, tem uma fortuna avaliada em 150 mil milhões de dólares. A multinacional dirigida pelo francês é detentora de várias marcas de luxo entre as quais a Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, Loewe, Guerlain, Bulgari e Hublot. Em janeiro de 2021, a LVMH comprou a joalheria americana Tiffany & Co por 15,8 mil milhões de dólares.

2. Elon Musk

151 mil milhões de dólares. É esta a fortuna de Elon Musk, CEO da Tesla, nascido na África do Sul há 49 anos. O engenheiro e empreendedor é hoje um dos pioneiros na mobilidade elétrica. Dirige um dos principais fabricantes de automóveis elétricos, a Tesla, e quer revolucionar as viagens no espaço através da SpaceX, empresa de exploração espacial agora avaliada em 74 mil milhões de dólares.

1. Jeff Bezos

O empresário mais rico do mundo tem uma fortuna avaliada em 177 mil milhões de dólares. Jeff Bezos fundou a empresa de comércio eletrónico Amazon em 1994. Estima-se que entre março e abril de 2020, a Amazon tenha contratado cerca de 175 mil trabalhadores devido ao elevado aumento de comércio eletrónico durante a pandemia. Jeff Bezos, de 57 anos, é proprietário do jornal americano The Washington Post e da Blue Origin, uma empresa aeroespacial que está a desenvolver projetos para uso comercial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fotogaleria: estes são os dez mais ricos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião