Quanto custa a corrupção?premium

Se tivéssemos um país menos corrupto, teríamos uma economia mais competitiva, salários maiores e melhores serviços públicos. É uma luta que vale a pena combater.

Estimar os custos da corrupção para um país é uma tarefa praticamente impossível. Em primeiro lugar porque é difícil provar que a corrupção existe. Em 1103 comunicações judiciais de corrupção de 2018 a 2020, tivemos 1048 processos arquivados. Se somarmos a isso os casos de corrupção que não chegam a ser denunciados, podemos concluir que grande parte da corrupção em Portugal continua bastante escondida. Mesmo os casos que acabam desvendados e investigados, normalmente só o são muitos anos depois de serem praticados e o julgamento pode terminar décadas depois dos factos. Há dias noticiava-se que o julgamento da Operação Marquês poderia terminar apenas em meados da década de 30, mais de 20 anos depois dos alegados crimes, numa altura em que muitos dos acusados já terão acima de 80 anos e a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.