Peritos recomendam mudança de critérios na segunda fase de vacinação

  • ECO
  • 10 Abril 2021

A justificação prende-se com a elevada prevalência da diabetes ou hipertensão em pacientes mais velhos, que seriam de qualquer forma abrangidos pelo critério de idade, revela o Público.

O plano de vacinação vai ser revisto e a proposta dos peritos é que sejam alterados os critérios no que diz respeito às doenças, segundo apurou o Público (acesso condicionado). A comissão de especialistas da Direção-Geral de Saúde (DGS) propõe, no documento já entregue ao Governo, que seja feita uma subdivisão da próxima fase entre A e B, na qual seja dada prioridade a pessoas com doenças mais raras do que a diabetes ou hipertensão.

Após o fim da vacinação de idosos com mais de 80 anos e as pessoas com doenças de maior risco associado à Covid-19 entre os 50 e os 79 anos na próxima semana, irá iniciar-se a nova fase. Os especialistas recomendam que se comece pela imunização de pessoas que sofrem de uma lista de doenças com maior risco e, só depois, se volte ao critério da idade com a vacinação de pessoas saudáveis entre os 74 e os 50 anos, por ordem decrescente.

A mudança na estratégia retiraria a hipertensão arterial ou a diabetes tipo 2 da lista prioritária, mantendo-se, por exemplo, a obesidade. Entram doentes imunodeprimidos, como infetados pelo VIH ou transplantados, bem como pessoas com doenças neuromusculares, revela o Público. A justificação prende-se com a elevada prevalência das primeiras doenças em pacientes mais velhos, que seriam de qualquer forma abrangidos pelo critério de idade. No entanto, alertam que, caso não haja tantas vacinas como previsto, os critérios devem voltar a ser os anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Peritos recomendam mudança de critérios na segunda fase de vacinação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião