SpaceX de Musk ganha contrato de 2,9 mil milhões da NASA

  • ECO
  • 16 Abril 2021

Na corrida para construir uma sonda lunar tripulada, empresa de Elon Musk venceu a de Jeff Bezos.

A empresa SpaceX, de Elon Musk, venceu um contrato de 2,89 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) da NASA, para a construção de uma sonda lunar tripulada. No concurso, o multimilionário bateu outro, Jeff Bezos, que concorreu com a Blue Origin.

É mais uma etapa, em várias etapas empolgantes, que nos levará a um sistema de transporte humano sustentável até a lua”, disse Kathy Lueders, líder do programa de voos espaciais da NASA, durante o anúncio da agência, esta sexta-feira, que surpreendeu por ter decidido o vencedor e não os dois finalistas, como se esperava.

Na corrida estava ainda a Dynetics, empresa subsidiária da Leidos, num processo que começou em 2020, ainda durante a administração Trump. Numa primeira fase, a NASA fez contratos de dez meses e distribuiu 967 milhões de dólares (807 milhões de euros) pelas três equipas para começarem a trabalhar na estrutura da sonda lunar do programa Human Landing Systems, ou HLS.

A SpaceX recebeu o menor valor da fase inicial, 135 milhões de dólares, contra os 579 milhões da Blue Origin e os 253 milhões da Dynetics. No final, a agência norte-americana escolheu o protótipo Starship, que a empresa de Musk tem estado a testar nas instalações de Boca Chica, Texas. Os vários testes de voo têm sido bem-sucedidos, ao contrário das tentativas de aterragem, que terminam sempre em explosão.

O programa HLS faz parte da missão Artemis da NASA para transportar os astronautas até à Lua em 2024.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SpaceX de Musk ganha contrato de 2,9 mil milhões da NASA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião