A ameaça da estagnaçãopremium

Portugal receberá nos próximos anos o equivalente a 4,3 pontos percentuais do PIB por ano de fundos comunitários. Vamos crescer porque o dinheiro vai cair do céu.

Da leitura do Programa de Estabilidade (PE) 2021-2025, apresentado há dias pelo Governo, fica a ideia de que Portugal está perigosamente perto da estagnação económica. Infelizmente, é isto que resulta do exercício apresentado pelo executivo se lhe retirarmos os milhares de milhões de euros que vamos receber a fundo perdido da Europa e sem os quais a estagnação seria mesmo certa. De acordo com a agência de “rating” S&P, entre a bazuca e o quadro plurianual de apoio da União Europeia, Portugal receberá nos próximos anos o equivalente a 4,3 pontos percentuais do PIBpor ano. Pois bem, à luz destes números e num cenário de inflação baixa, a taxa média de crescimento do PIB estimada pelo Governo até 2025 (em termos reais, de 3,3% ao ano) afigura-se manifestamente insuficiente e revela a

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.