Língua dos “sotaques” e da “solidariedade”. 44 países celebram o português

  • Tiago Lopes
  • 5 Maio 2021

Esta quarta-feira comemora-se o segundo aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa em mais de 44 países. Nas redes sociais são muitos as publicações sobre a data.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é assinalado esta quarta-feira, 5 de maio, em 44 países. Ao todo vão ser realizadas mais de 150 atividades, muitas presencialmente, e outras em formato virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Este é o segundo ano em que se comemora esta data, depois de em 2019 ter sido proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Nas redes sociais a data está a merecer atenção com várias entidades e personalidades a assinalarem este dia com várias mensagens e publicações. No YouTube, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, através do canal oficial da Presidência da República Portuguesa, deixou uma mensagem onde enalteceu o português como língua de solidariedade com “múltiplos sotaques”.

“O português é uma língua propícia à expressão da solidariedade, da amizade, do amor, desde sempre, da troca de ideias, do debate. É uma língua de acolhimento, em que damos as boas-vindas a quem nos visita ou procura o nosso país para viver ou trabalhar. Uma língua de tempos bons e tempos maus”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

A conta oficial da Presidência do Conselho de Ministros no Twitter também assinalou a data com uma publicação onde sublinhou “o compromisso de continuar a melhorar a integração das pessoas imigrantes através da aprendizagem da língua portuguesa.”

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, num vídeo da Sessão solene para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa colocado no perfil do Twitter da República Portuguesa, aproveitou a ocasião para anunciar a edição do primeiro dicionário de português de Moçambique.

“Só havia em Portugal e no Brasil”, justificou Santos Silva, que foi o primeiro a falar nas comemorações que decorreram no Centro Cultural de Belém e que contou com mais convidados, como António Guterres, secretário-geral da ONU, do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros.

A página da Organização das Nações Unidas (ONU) também relembrou a data com uma publicação onde destacou os Países de Língua Oficial Portuguesa, sublinhando que o português é uma língua que une nove países.

Num outro post, a mesma página recorda que é a quarta língua mais falado no mundo.

O perfil da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia assinalou a data na sua página do Twitter com uma pergunta, em inglês: “sabe quantas pessoas falam português em todo o mundo”? (Spoiler alert: A resposta está no vídeo).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Língua dos “sotaques” e da “solidariedade”. 44 países celebram o português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião