Sodim deduz dividendo à contrapartida da oferta pela Semapa após pagamento

  • Lusa
  • 6 Maio 2021

A 'holding' da família Queiroz Pereira, Sodim, reviu a contrapartida oferecida na oferta pela Semapa, para 11,66 euros.

A Sodim vai deduzir o montante do dividendo à contrapartida oferecida pela Semapa, de 12,17 euros, aos acionistas que vendam ações após o seu pagamento, segundo um comunicado hoje publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“No passado dia 30 de abril de 2021, a Assembleia Geral Anual de acionistas da Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. aprovou uma proposta de distribuição anual de dividendos às ações em circulação no montante de 0,512 euros” por ação, recorda a Sodim.

A ‘holding’ recordou que “nos termos do parágrafo n.º 10 do anúncio de lançamento da oferta pública geral e voluntária de aquisição de ações representativas do capital social da Semapa lançada pela Sodim, SGPS” a entidade “declarou que a contrapartida da oferta consiste no montante de 12,17 euros” por ação, “deduzido de qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação Semapa, nomeadamente a título de dividendo, fazendo-se tal dedução a partir do momento em que o direito ao montante em questão tenha sido destacado das ações”.

Assim, como a Semapa “informou o mercado que o pagamento de dividendos deliberado na Assembleia Geral Anual da sociedade realizada no dia 30 de abril de 2021 terá lugar a partir do próximo dia 11 de maio”, a partir “do dia 7 de maio de 2021, inclusive, as ações da Semapa serão transacionadas em bolsa sem conferirem direito ao pagamento desse dividendo (‘ex dividend’), razão pela qual o montante da contrapartida da oferta será a partir dessa data de 11,66 euros” por ação, “conforme divulgado no prospeto” relativo à operação.

No comunicado, a Sodim adianta ainda que os acionistas “que sejam titulares de ações da Semapa adquiridas em data anterior a 7 de maio de 2021 – a data ‘ex dividend’ – receberão, através da Central de Valores Mobiliários, nos termos do respetivo regulamento, o montante de 0,512 euros” por ação, a título de dividendo, “e aqueles que decidam vender as suas ações no âmbito da oferta, receberão da Sodim, na data da liquidação da oferta, o montante de 11,66 euros” por ação, sendo que estes valores em conjunto totalizarão o “referido montante de 12,17 euros” por título.

No dia 06 de abril, a Sodim anunciou que ia aumentar em 6,8% a contrapartida oferecida à Semapa, no âmbito da Oferta Pública de Aquisição (OPA), passando de 11,40 euros para 12,17 euros.

“[…] Vem o oferente comunicar que deliberou, nesta data, proceder ao aumento do montante da contrapartida oferecida, no âmbito dessa oferta, de 11,40 euros por ação para 12,17 euros por ação, representando um aumento de 6,8% face ao valor da contrapartida inicialmente oferecida”, lê-se num comunicado remetido à CMVM.

Em fevereiro, a Semapa anunciou que a ‘holding’ da família Queiroz Pereira, Sodim, lançou uma OPA “geral e voluntária” sobre as ações que não detém na empresa.

A Sodim detém, através da sua subsidiária Cimo – Gestão de Participações, 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto da sociedade visada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sodim deduz dividendo à contrapartida da oferta pela Semapa após pagamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião