Um ano depois, a tragédia dos lares, revista e atualizadapremium

Já foram vacinadas 87% das pessoas das estruturas residenciais para idosos (incluindo funcionários e utentes). Mas há muitas dúvidas sem resposta. Leia o Novo Normal desta semana.

Há um ano, Portugal passava por uma fase parecida com a atual: ao fim de três quinzenas sob estado de emergência, a 2 de maio Portugal desceu o nível de alarme, com a declaração do estado de calamidade, e desconfinou. Há duas enormes diferenças, porém: por um lado, a vacinação permite mesmo ver a “luz ao fundo do túnel”; por outro, a situação nos lares de idosos é incomparável. Uma está relacionada com a outra, e ambas fazem com que a situação em 2021 permita bastante mais otimismo do que há um ano. Desde que a covid-19 foi detetada em Portugal, em março do ano passado, até ao início desta semana, morreram 4.734 residentes em lares de idosos(o nome oficial é Estruturas Residenciais Para Idosos, com a sigla ERPI). Este número, reportado na segunda-feira passada, 3 de maio, inclui todos

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.