Valor atribuído pela Sodim à Semapa afeta credibilidade da oferta, dizem pequenos acionistas
"Este desenho da OPA tira partido do contexto negativo do mercado de capitais nos últimos 12 meses", dizem os pequenos acionistas da Semapa.
A Maxyield – Clube dos Pequenos Acionistas defendeu esta sexta-feira que o valor atribuído à Semapa pela Sodim, no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA), beneficia do contexto negativo do mercado e afeta a credibilidade da oferta.
“Este desenho da OPA tira partido do contexto negativo do mercado de capitais nos últimos 12 meses, influenciado pela crise sanitária e confinamentos quer geral quer parcial”, apontou, em comunicado a Maxyield, notando que, independentemente do método de cálculo, o valor da Semapa é “significativamente superior” ao oferecido pela família Queiroz Pereira.
Segundo os pequenos acionistas, o valor oferecido “continua a afetar a credibilidade da oferta” e as relações com o mercado, tendo em conta que o valor “pelo capital que não dispõe na Semapa é muito inferior ao justo valor da Navigator, da Cecil e da ETSA, as suas subsidiárias nos negócios da pasta e do papel, do cimento e do ambiente”.
A Maxyield sublinhou ainda que ao montante da oferta será deduzido o valor líquido do dividendo, pelo que o preço será fixado em 11,66 euros. A associação representa 30 pequenos investidores.
Em fevereiro, a Semapa anunciou que a ‘holding’ da família Queiroz Pereira, Sodim, lançou uma OPA “geral e voluntária” sobre as ações que não detém na empresa.
A Sodim detém (através da sua subsidiária Cimo – Gestão de Participações) 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto.
No dia 5 de março, o Conselho de Administração da Semapa considerou que a oferta lançada pela Sodim “é oportuna” e apresenta condições “adequadas”, não se antevendo alterações da situação dos trabalhadores, ‘stakeholders’ ou finanças da empresa.
Já em abril, a Sodim anunciou que aumentou em 6,8% a contrapartida oferecida aos acionistas da Semapa, passando de 11,40 euros para 12,17 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Valor atribuído pela Sodim à Semapa afeta credibilidade da oferta, dizem pequenos acionistas
{{ noCommentsLabel }}