O papel social do lucropremium

A aversão ao lucro na saúde e noutras áreas de intervenção do Estado pode estar a custar milhões de euros aos contribuintes e a resultar em pior qualidade dos serviços prestados.

Na semana passada o Tribunal de Contas apresentou um relatório em que analisava as PPPs na saúde. Nesse relatório conclui-se que as PPP na saúde pouparam dinheiro ao estado e resultaram num serviço de maior qualidade para os utentes. Mais barato e melhor. Qualquer pessoa olhando para o relatório só poderia concluir que se uma gestão privada resulta em poupanças e melhoria do serviço, que isso deveria ser motivo suficiente para alargar o modelo a mais zonas do país e a mesmas áreas dentro sistema de saúde e do próprio estado. Mas não. As PPPs na saúde continuam a enfrentar grande oposição política. O motivo para isto?Porque aparentemente para além de ser mais barato e prestar um serviço melhor, ainda deu lucro a alguém. Para uma grande faixa da população portuguesa e seus representantes

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.