Sonae Indústria aumenta capital em 55 milhões. Procura por novas ações supera oferta

Novas ações emitidas vão ser admitidas à negociação na bolsa de Lisboa na próxima semana. A maior acionista, Efanor, reforçou a posição.

A Sonae Indústria aumentou o capital em 55 milhões de euros. A procura por novas ações foi superior à oferta, nesta operação que tinha sido anunciada em janeiro e deu prioridade a acionistas já existentes, de acordo com os resultados comunicados esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O capital social da Sonae Indústria passou para 308.321.344,20 euros (dos anteriores 253.319.797,26 euros). O aumento de capital social compreendeu a emissão de 48.246.971 novas ações com um preço de subscrição de 1,14 euros, numa operação que teve reserva de preferência dos acionistas e que pretendeu reforçar capitais próprios e reduzir encargos com dívida.

“No exercício de direitos de subscrição foram objeto de subscrição proporcional 43.622.971 novas ações, representativas de cerca de 90,4% do total de ações a emitir no âmbito da presente Oferta, tendo ficado disponíveis para rateio 4.624.000 Novas Ações”, refere o comunicado.

Os pedidos suplementares sujeitos a rateio totalizaram 6.290.859 ações, excedendo cerca de 1,4 vezes a quantidade disponível para o efeito. “Deste modo, a procura total registada no presente aumento de capital representou cerca de 103,5% do montante da Oferta, correspondente a um encaixe financeiro de cerca de 55.001.546,94 euros”, explica.

Não é dado a conhecer quem comprou as ações, mas, num outro comunicado enviado à CMVM, a maior acionista — a Efanor (que detinha 87,32% do capital antes da operação) — anunciou ter reforçado a posição. Comprou 42.431 ações a 1,14 euros, o que representa um investimento de 48.371,34 euros.

A liquidação financeira das ações subscritas no exercício dos direitos de subscrição ocorre ainda esta sexta-feira. A empresa espera que a admissão à negociação na bolsa de Lisboa aconteça dois dias depois, a 26 de maio de 2021 ou em data aproximada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Indústria aumenta capital em 55 milhões. Procura por novas ações supera oferta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião