Ibersol agrava prejuízo para 15,7 milhões no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 31 Maio 2021

O grupo registou um volume de negócios de 55,7 milhões de euros entre janeiro e março deste ano, menos 41,4% que em período homólogo.

A Ibersol totalizou 15,7 milhões de euros de prejuízo no primeiro trimestre, valor que compara com um resultado líquido negativo de cerca de 8,9 milhões de euros apurado em igual período do ano passado, foi comunicado esta segunda-feira ao mercado.

De acordo com a informação enviada à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM), entre janeiro e março, a empresa, dona de marcas como a KFC, registou 55,7 milhões de euros de volume de negócios, uma redução de 41,4% em comparação com igual trimestre de 2020.

Por sua vez, o resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) foi de 7,2 milhões de euros, no período em análise, abaixo dos 14,9 milhões de euros apurados nos primeiros três meses de 2020.

“No primeiro trimestre, a atividade foi marcada em Portugal pela severidade da terceira vaga de covid-19 e pelo decretar de um novo confinamento geral no mês de janeiro que se prolongou até 19 de abril, o segundo no espaço de 10 meses, do que resultou um novo período de encerramento de restaurantes e restrições à operação daqueles que permaneceram em funcionamento”, apontou a Ibersol.

Para minorar o impacto, a empresa procedeu à suspensão ou redução dos horários de trabalho, tendo aderido, em janeiro, ao regime de lay-off simplificado e ao programa de apoio à retoma progressiva.

A par disto, continuou as negociações de contratos, nomeadamente, de arrendamento, das quais resultaram descontos globais de 1,6 milhões de euros.

No primeiro trimestre, o resultado operacional da Ibersol foi negativo em 14,1 milhões de euros, quando, no mesmo período de 2020, tinha sido de – 6,4 milhões de euros.

Os custos com pessoal caíram 42,7% até março, passando a representar 37,9% do volume de negócios.

Já o resultado financeiro, no trimestre em causa, foi negativo em 4,7 milhões de euros, traduzindo-se numa redução de 400 mil euros em comparação com o primeiro trimestre de 2020.

No final do primeiro trimestre, a dívida liquida da Ibersol ascendia a 455,8 milhões de euros, mais cerca de 14,7 milhões de euros do que no final de 2020.

A Ibersol detém ainda, em Portugal, marcas como a Burger King, Pizza Hut, Pans & Company, Miit e Pasta Caffé.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ibersol agrava prejuízo para 15,7 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião