BRANDS' ECO O futuro da energia no mundo e em Portugal

  • BRANDS' ECO
  • 14 Junho 2021

Todos devemos fazer parte da solução para um planeta mais verde e mais sustentável, através da produção da própria energia para consumo.

Nestas comunidades de energia, os seus excedentes podem ser partilhados com os seus vizinhos

É por aqui que passa o futuro da energia no mundo e em Portugal. Uma nova forma de criar cidades e comunidades sustentáveis e mais um importante passo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Na Goldenergy, esta é também a nossa visão de futuro: a constituição de uma comunidade descentralizada, onde cada cidadão não só consome energia, como faz parte ativa de todo o processo, através da produção e gestão da sua própria energia. É aquilo a que se chama autoconsumo coletivo.

Esta produção própria de energia pode ser realizada na própria habitação, através de painéis solares específicos. Assim, produz-se a própria eletricidade e ainda se pode partilhar os excedentes da eletricidade gerada. Um importante passo com vista à sustentabilidade ambiental do planeta.

Sabendo que uma das principais fontes de emissão de CO2 está associada às deslocações de veículos, uma das principais apostas da Goldenergy passa pela eletrificação da frota automóvel.

É nosso objetivo que o cliente possa carregar o seu veículo elétrico, com energia 100% renovável, seja em casa, no trabalho, ou mesmo, por exemplo, no estacionamento do supermercado. Neste sentido, estamos a reforçar a rede de postos de carregamento públicos, assim como a lançar novas e sustentáveis soluções de carregamento para particulares, condomínios e empresas.

Produção e consumo sustentáveis

Sabia que uma parte da energia elétrica é “perdida” no transporte entre as grandes centrais de produção, sejam elas de energia renovável ou fóssil e os consumidores?

Para tornar todo o processo de produção e consumo de energia mais sustentável, é necessário encurtar as distâncias entre o produtor de energia (por exemplo, central hídrica) e o consumidor, quer seja residencial ou empresarial.

Com as soluções Goldenergy Solar, é objetivo da Goldenergy transformar os seus clientes consumidores de energia em “prosumers” (junção das palavras produtor e consumidor) – clientes que não só consomem como também produzem e disponibilizam a sua própria energia.

O futuro é ágil, descentralizado e dinâmico – a energia passa a ser produzida pelos próprios cidadão, os quais consomem diretamente; vendem aos vizinhos caso não a usem; ou a armazenem nas baterias do seu veículo elétrico, não só para deslocações, mas, por exemplo, para ser usada durante a noite.

A Goldenergy quer fazer parte da solução para um planeta mais verde e mais sustentável, o que passa por reduzir o impacto dos nossos consumos para combater as alterações climáticas, protegendo assim a vida terrestre e a biodiversidade. Isto consegue-se com o recurso cada vez mais alargado dos consumidores às energias renováveis, assim como à utilização por todos de eletricidade 100% verde seja em casa, seja nas deslocações em automóvel ou outro meio de transporte.

O autoconsumo e a mobilidade elétrica são, por isso, soluções indispensáveis, que a Goldenergy está desde já a implementar, entrando na nova era da energia. Uma nova era onde cada vez mais as pessoas passam a ser produtoras, além de consumidoras de energia.

André Silva – Head of New Energy da Goldenergy

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O futuro da energia no mundo e em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião