O G7 e a opacidade dos impostospremium

Os argumentos a favor da harmonização fiscal são vários. Contudo, resultam de percepções erradas motivadas pela opacidade do sistema fiscal, de falhas de governo e de visões simplistas da realidade.

A harmonização de taxas proposta pelo G7 resulta da opacidade dos sistemas fiscais que geram percepções enganadoras sobre quem paga impostos e “premeia” o oportunismo anti-mercado. E é uma limitação da liberdade das populações que “promove” as graves falhas de governo que se multiplicam nos países desenvolvidos, afastando ainda mais os contribuintes do controlo sobre a aplicação do seu dinheiro. Por estes motivos, não é bem vinda. Os ministros das finanças e governadores dos bancos centrais do G7 anunciaram que se comprometiam com a harmonização de uma taxa mínima de imposto de 15% a ser paga pelas grandes empresas multinacionais. Houve logo quem rejubilasse com este “ acordo histórico“. A comunicação social também rejubilou alegremente, sempre disposta a apoiar as causas “justas” que

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.