Os inquestionáveis benefícios do Interim Management

O Interim Management proporciona profissionais de grande qualidade a um custo mais baixo por, pelo menos, quatro ordens de razões: flexibilidade, produtividade, pirâmide e custo unitário.

Uma das particularidades do mundo digital é a capacidade de estabelecer de modo bastante mais simples os chamados value networks: constelações de entidades que partilham um objectivo comum e acrescentam valor adicional e diferencial fruto da sua especialização e complementaridade de competências-core (aquelas que conferem um posicionamento distintivo a cada uma dessas entidades). Temos portanto constelações de especialistas em torno de um objectivo comum.

Os value networks, que já são relativamente comuns entre empresas que se anteciparam na incorporação dos novos padrões do mundo digital, começam também a ser comuns em termos de management.

De que modo? Através da existência de plataformas como a Experienced Management.

Estas plataformas facilitam a busca e colocação de pessoas com determinado perfil para desenvolver projectos temporários em empresas: de um lado, gestores experientes, do outro, empresas com necessidades muito específicas.

Estas plataformas são duplamente vantajosas porque, para além do claro benefício trazido pela experiência e especialização, proporcionam ainda estes serviços a custos mais baixos do que aqueles incorridos com pessoas que estejam nos quadros (no payroll) das empresas com as tais necessidades específicas.

A referida vantagem de custo obtém-se de quatro modos: taxa de ocupação, produtividade, pirâmide e custo unitário. Analisemos então cada uma destas.

Maior taxa de ocupação

As empresas não fazem projectos a todo o momento e também não precisam de pessoas com bastante experiência de gestão em todos os projectos que fazem. Assim sendo, as pessoas mais seniores do quadro da empresa, porque ganham um ordenado fixo e a tempo indeterminado, são pagas igualmente mesmo quando não são necessárias. No Interim management isto não ocorre porque as pessoas são contratadas e desmobilizadas em função das necessidades específicas dos projectos. Assim, a taxa de ocupação, i.e. alocação a actividades de maior valor acrescentado (como é o caso de projectos de gestão) consegue maximizar-se.

Maior produtividade

Um dos benefícios mais directos da experiência e especialização é aumentar o potencial de fazer as coisas à primeira, evitando riscos desnecessários, com maior velocidade (muitas vezes derivada de um acesso mais fácil a pessoas que fazem parte das soluções), etc. Claro que as pessoas internas à empresa também serão igualmente produtivas, mas o facto de terem um contrato de trabalho com antiguidade ou a necessidade de “gestões políticas” podem fazer diminuir o seu querer e poder de transformação.

Pirâmide Optimizada

Em princípio, nenhuma empresa vai contratar uma pessoa sénior e qualificada para fazer o trabalho de uma pessoa júnior e menos qualificada. No entanto, esta visibilidade de “desperdício de pessoa” dá-se habitualmente no momento da contratação. Quando as pessoas já são antigas na empresa, vão acabando por fazer trabalhos para os quais estão sobre-qualificadas, muitas vezes até por causa da falácia do melhor aproveitamento do seu tempo, ou do “preferimos trabalhar com a prata da casa”. Por outro lado, o sobre-qualificado (interno) não terá muita motivação para mudar isso porque continua a ganhar o mesmo para fazer menos ou mais fácil.

Custos unitários mais baixos

Os custos adicionais que trazem as pessoas do quadro (do payroll) incluem segurança social, seguros de acidentes de trabalho e outros seguros, provisões para termo do contrato, férias, baixas, fundos de pensões (se for caso disso), fringe benefits, etc.

Todos estes custos acabam por exceder em larga medida os custos pagos por tempo efectivamente trabalhado associados a um contrato de prestação de serviços de Interim Management, tornando esta opção bastante mais vantajosa também em termos de custos unitários.

Resumindo, o Interim Management proporciona profissionais de grande qualidade (porque experientes e especializadas) a um custo mais baixo por, pelo menos, quatro ordens de razões: flexibilidade, produtividade, pirâmide e custo unitário.

Será, assim, de esperar que estes profissionais venham a ter uma presença muito mais assídua em empresas que facilmente os poderão encontrar em plataformas como a Experienced Management.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os inquestionáveis benefícios do Interim Management

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião