Nas notícias lá fora: Porsche, cibersegurança e Covid-19

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Julho 2021

A Porsche investe em foguetões. A UE prepara estratégia contra ciberataques, incidentes que fazem os EUA avisar sobre possível escalada para guerra. Biden quer vacinar funcionários federais.

A Porsche prepara um investimento numa startup europeia de lançamento de satélites, para fazer frente à SpaceX, de Elon Musk, e à Blue Origin, de Jeff Bezos. Por meio de avisos e novas estratégias, a União Europeia e os Estados Unidos estão preocupados com a cibersegurança de instituições e empresas. Biden quer ainda a vacinação contra a Covid-19 dos funcionários públicos, enquanto no Reino Unido os vacinados poderão escapar às restrições da “lista âmbar” britânica.

Financial Times

Porsche investe em startup europeia de lançamento de satélites

A Porsche SE, holding que controla a Volkswagen, vai investir na startup de foguetões Isar Aerospace, com sede em Munique, numa tentativa de assegurar o acesso a novas tecnologias baseadas no espaço. Juntamente com a empresa HV Capital e o grupo bancário Lombard Odier, a empresa alemã prepara-se para financiar a startup europeia com 75 milhões de dólares, elevando o financiamento total desta segunda ronda de capital para 165 milhões e atirando o valor da empresa para 550 milhões.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Biden avisa que ciberataques podem levar a “verdadeiro conflito armado”

O Presidente dos EUA, Joe Biden, avisou que os ataques cibernéticos podem escalar para uma guerra à medida que as tensões com a Rússia e a China se intensificam devido a uma série de incidentes de pirataria informática que visam agências governamentais, empresas e infraestruturas norte-americanas. “Se acabarmos numa guerra, um verdadeiro conflito armado com uma grande potência, será como consequência de uma violação cibernética”, disse Biden num discurso no Gabinete do Diretor da Inteligência Nacional.

Leia a notícia completa em Finantial Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

El Economista

União Europeia vai obrigar as empresas a protegerem-se contra ciberataques

A União Europeia (UE) está a desenvolver uma nova estratégia de cibersegurança que pretende avançar na proteção das infraestruturas europeias contra ameaças cibernéticas. Um número crescente de regulamentos está a forçar as empresas a garantir a sua segurança cibernética de uma forma eficaz, exigindo a implementação de medidas preventivas para dificultar ou evitar a ocorrência de incidentes de segurança.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

Biden considera exigir vacinação contra a Covid-19 para funcionários públicos

O Presidente dos EUA, Joe Biden, está a considerar a possibilidade de exigir aos funcionários federais norte-americanos que sejam vacinados contra a Covid-19. A observação de Biden surge no seguimento de os peritos de saúde da sua administração terem aconselhado os norte-americanos totalmente vacinados contra a Covid-19 a voltarem a usar máscaras em algumas circunstâncias, devido à variante Delta de rápida propagação do vírus.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

Vacinados vão poder escapar às restrições da “lista âmbar” britânica

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 que voem a partir dos EUA ou da União Europeia vão poder evitar a quarentena caso venham de um país da chamada “lista âmbar” britânica, na qual também está Portugal. Espera-se que a medida seja anunciada esta quarta-feira, mas ainda não está decidido se se aplica só à Inglaterra ou a todo o Reino Unido. A decisão representará um alívio significativo das restrições às viagens internacionais, que pode beneficiar milhões de pessoas, privadas há meses de se reunirem com família e amigos que vivam no Reino Unido.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Porsche, cibersegurança e Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião