BRANDS' ECO O impacto dos dados na transformação dos negócios

  • BRANDS' ECO
  • 30 Julho 2021

As soluções que garantem a segurança dos dados e simplificam o seu armazenamento são cruciais para as empresas que querem acompanhar a evolução digital.

Todas as organizações reconhecem a importância da transformação digital. E é na interseção de dados, cloud e inteligência artificial que uma mudança significativa é possível. Mas como agora há mais dados do que nunca, mais ameaças e ataques a esses dados, maior procura por informação e mais infraestruturas em todos os lugares onde esses dados são criados e armazenados, os departamentos de Tecnologia de Informação (TI) chegaram a um ponto em que a complexidade de gerir tudo isto cria riscos, tem um custo para a inovação e atrasa a implementação de novos projetos de apoio ao negócio.

Com efeito, de acordo com o estudo “ESG Market Research of IT Decision Makers”, realizado em abril deste ano, 93% dos decisores de TI veem a complexidade da gestão e armazenamento dos dados como um inibidor da transformação digital.

A necessidade de transformação exige agora que as organizações mudem fundamentalmente a forma como gerem os seus dados e a infraestrutura de TI que os suporta – com operações autónomas, serviços de TI self-service, automação baseada em políticas e capacidade para mover dados entre a cloud e o extremo “inteligente” (dispositivos móveis, sensores, etc.) e em todo o seu ciclo de vida. Isto muda tudo e implica que os próprios sistemas de armazenamento e gestão dos dados evoluam.

Endereçar a explosão de dados e acelerar a transformação digital

Entendendo que, para poderem dar o próximo “salto tecnológico”, as organizações precisam reduzir drasticamente a complexidade e eliminar silos de dados onde quer que estes estejam, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) desenvolveu uma plataforma de serviços de dados que muda o paradigma do armazenamento em TI e que consiste em três inovações fundamentais:

· Data Services Cloud Console: Trata-se de uma plataforma de gestão que oferece a agilidade operacional da cloud e operações de dados como um serviço. Foi criada para poder conter uma ampla rede de serviços de dados em cloud, tem uma interface de programação de aplicações unificada e dá aos programadores acesso à infraestrutura e aos dados em código.

· Cloud Data Services: A HPE criou o Data Ops Manager para gerir globalmente as infraestruturas de dados a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Estes serviços são fornecidos através da Data Services Cloud Console, com base num sistema com inteligência artificial e numa abordagem centrada nas aplicações, que permite o self-service e otimiza os objetivos de nível de serviço (SLOs).

· HPE Alletra: É uma infraestrutura de armazenamento de dados nativa de cloud que serve dados do extremo “inteligente” à cloud. O HPE Alletra proporciona a experiência operacional da cloud, está otimizado para diferentes cargas de trabalho, oferecendo uma flexibilidade arquitetónica para endereçar as diversas aplicações.

Ao unificarem as operações relacionadas com os dados, estas inovações permitem às empresas responder ao fenómeno da explosão de dados de forma mais eficiente, tirando partido de muitos dados que eram recolhidos, mas que não chegavam a ser correlacionados e tratados de forma a gerarem informação relevante.

A agilidade desta nova plataforma de dados estende-se à forma como é possível consumi-la como um serviço faturado mensalmente, através dos HPE GreenLake Cloud Services, proporcionado uma verdadeira experiência de cloud híbrida, que cresce à medida das necessidades, permite uma melhor planificação e é gerida de forma simples.

Se tiver interesse em saber mais sobre Sistemas de Armazenamento Empresarial, sobre a Data Services Cloud Console ou até sobre o HPE Alletra , pode solicitar uma reunião personalizada com a equipa da HPE Portugal aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O impacto dos dados na transformação dos negócios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião