Hoje, são cada vez menos os casos em que as pessoas livres prosseguem o seu interesse próprio através de um negócio que é uma verdadeira ocupação.
A ideia de que uma economia de mercado ocorre quando há concorrência aberta entre empresas constituídas por pessoas livres e independentes, que fazem disso o seu negócio (leia-se a sua ocupação, no sentido da negação do ócio), está a desaparecer. Esta era a ideia transmitida pela obra de Adam Smith e que durante os últimos dois séculos permitiu ao Reino Unido e aos Estados Unidos estarem na dianteira do desenvolvimento. Smith não ignorava que as pessoas livres também cometem “pecados”. É célebre a sua frase “as pessoas envolvidas na mesma atividade raramente se encontram entre si, mesmo para confraternização e diversão, mas [quando isso acontece] a conversa termina numa conspiração contra o público, ou em alguma manobra para fazer subir os preços” que fundamenta a necessidade de regulação
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.