Merkel anuncia 30 mil milhões de euros para reconstruir zonas afetadas pelas cheias

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Agosto 2021

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta terça-feira que vai destinar 30 mil milhões de euros para a reconstrução das zonas afetadas pelas cheias no passado mês de julho.

O Governo federal da Alemanha, juntamente com os governos dos 16 estados do país, vai atribuir 30 mil milhões de euros para ajudar a pagar a reconstrução das regiões atingidas pelas cheias no passado mês de julho, que resultaram em quase duas centenas de mortos.

É um “sinal de solidariedade nacional“, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, citada pela France-Presse. No mês passado, já tinha sido aprovado um pacote de 400 milhões de euros para fornecer ajuda imediata, numa altura em que o ministro das Finanças, Olaf Scholz, se comprometeu a “mobilizar o que for necessário” para reconstruir as infraestruturas danificadas nas inundações.

Na segunda-feira, Armin Laschet, primeiro-ministro do estado da Renânia do Norte-Vestefália, um dos mais atingidos pelas inundações, disse que a sua região não teve de reconstruir tantas casas destruídas de uma só vez desde a Segunda Guerra Mundial.

As cheias levantaram ainda questões sobre se foi feito o suficiente para avisar a população da catástrofe iminente. Na terça-feira, Merkel e os líderes regionais concordaram em melhorar o sistema de alerta do país, inclusive fornecendo aos estados até 88 milhões de euros para atualizar e instalar sirenes até 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel anuncia 30 mil milhões de euros para reconstruir zonas afetadas pelas cheias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião