“Serei dos últimos a tirar” a máscara, diz Marcelo
O Presidente da República diz que quer ver primeiros os números de agosto e setembro antes de decidir sobre o uso da máscara na rua.
Marcelo Rebelo de Sousa afirma que vai ser “dos últimos a tirar” a máscara na rua. De visita a um centro de vacinação em Alcabideche, ao lado do coordenador da task force, o Presidente da República prefere esperar para ver os números de agosto e setembro antes de deixar de usar a máscara em público e promete manter o distanciamento social.
O uso obrigatório máscara na rua, sempre que não haja distanciamento social, está em vigor até ao dia 12 de setembro. A decisão sobre manter ou retirar a máscara cabe à Assembleia da República, lembrou Marcelo. Também o Governo na sexta-feira, após o Conselho de Ministros extraordinário que antecipou a segunda fase do desconfinamento, reforçou que “decisão que foi tomada na Assembleia da República, deve ser tomada na Assembleia da República”.
O diploma, que renovou a obrigatoriedade de utilização de máscara nos espaços públicos por mais 90 dias, foi aprovado pelo Parlamento, em junho, sob proposta da bancada socialista. O plenário só volta a reunir-se em setembro, o que Marcelo Rebelo de Sousa considera ser “uma boa coincidência” deixar passar algumas semanas desde o arranque, no dia 23 de agosto, do alívio de restrições pela pandemia.
O PSD avançou, este sábado, com um requerimento para ouvir com urgência o grupo de epidemiologia da direção-geral de Saúde (DGS) antes mesmo de 12 de setembro. A manutenção ou fim do uso de máscara “não é exclusivamente do foro político”, defendem os social-democratas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Serei dos últimos a tirar” a máscara, diz Marcelo
{{ noCommentsLabel }}