A camorra dos pequenitospremium

A diferença entre as ordens profissionais e os grupos mafiosos que geram problemas de insegurança onde eles não existem apenas para cobrarem por serviços de segurança é muito pequena.

Uma das formas da máfia ganhar dinheiro consiste na venda de serviços de segurança a pequenos negócios. A sua estratégia comercial é simples: os pequenos negócios que se recusem a comprar esses serviços da máfia acabam, por coincidência, por sofrer problemas de vandalismo e insegurança nos dias seguintes à recusa. Se continuarem a recusar, os problemas vão-se repetindo e escalando até que os proprietários decidam finalmente comprar os serviços de segurança às organizações mafiosas. Nessa altura, como por magia, os problemas de segurança desaparecem. As organizações mafiosas seguem um modelo de negócio que consiste em criar coercivamente a necessidade do seu serviço para depois poderem cobrar por ele. Não há qualquer tipo de valor económico criado nestes serviços, mesmo que sejam

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.