Seis antigas estações ferroviárias vão a concurso para exploração turística

  • Lusa
  • 28 Setembro 2021

A Turismo Fundos lançou o concurso as antigas estações de Vale de Paio, Vimieiro, Montoito, Represas, Sousel e Vale do Peso. As candidaturas podem apresentadas até 26 e janeiro de 2022.

A Turismo Fundos lançou esta terça-feira os concursos para a reabilitação e exploração de seis antigas estações ferroviárias inseridas no Fundo Revive Natureza, cujas candidaturas podem ser apresentadas até 26 de janeiro de 2022.

Três dos imóveis localizam-se no distrito de Évora, mais precisamente as estações de Vale de Paio e Vimieiro, no concelho de Arraiolos, e de Montoito, no concelho de Redondo.

Os outros são a Estação de Represas, no concelho e no distrito de Beja, e as estações de Sousel, no concelho de Sousel, e de Vale do Peso, no concelho de Crato, no distrito de Portalegre.

A cerimónia de lançamento dos concursos destas seis estações, de um total de 26 imóveis, decorreu esta terça-feira na Estação de Vale do Peso, em Crato.

Os concursos destes primeiros seis imóveis estações incluem, além dos edifícios de passageiros, também cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes.

Na cerimónia, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, explicou aos jornalistas que o programa Revive Natureza tem decorrido de forma positiva, dando “alento” para esta nova fase dedicada à ferrovia.

“A procura dos ativos lançados numa primeira fase do REVIVE Natureza, no que toca a casas de guardas fiscais e postos florestais, foi imensa”, destacou.

Segundo a governante, foram recebidas “mais de 320 propostas”, o que leva a acreditar que, “no que toca à ferrovia”, haverá “o mesmo apetite por parte dos operadores económicos”.

Rita Marques considerou que este setor de mercado, ligado ao turismo em antigas estações ferroviárias, poderá ser “mais um atrativo” e “um ativo” para juntar a outras áreas como as praias fluviais ou o enoturismo.

O turismo ferroviário vai conseguir alavancar “maior fluxos turísticos” nestas regiões e conquistar um “maior número de noites” por partes dos turistas nesses territórios, argumentou.

A secretária de Estado do Turismo disse ainda que, dos concursos lançados no âmbito do Revive Natureza, “18” já estão encerrados, devendo ser criados “96 postos de trabalho” e encaixados “292 mil euros”.

“Este valor não é muito relevante numa perspetiva orçamental do Estado. Trata-se sobretudo das consequências a montante, ou seja, a nível da criação de postos de trabalho e a nível de riqueza nos territórios”, disse.

Esta é a quarta fase de lançamento do Fundo Revive Natureza, antes foram lançados concursos de antigas casas de guardas-florestais e de postos da antiga Guarda Fiscal devolutos.

Fonte do Fundo Revive Natureza explicou à Lusa, de um total de 43 imóveis desta natureza identificados, já foram lançados concursos para 29 (18 deles fechados).

O Revive Natureza visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objetivo de compatibilizar a conservação, recuperação e salvaguarda dos valores em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais e atraiam novos visitantes e fixem novos residentes.

Este projeto, fruto da celebração de um protocolo entre a Infraestruturas de Portugal (IP) Património e o Fundo Revive Natureza, comporta a atribuição de direitos de subconcessão das estações de caminho-de-ferro com “vista à sua requalificação e reabertura” no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis antigas estações ferroviárias vão a concurso para exploração turística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião