BRANDS' ECO 8ª Avenida distinguido com certificação de sustentabilidade

  • BRANDS' ECO
  • 30 Setembro 2021

Um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios, o BREEAM, distinguiu o centro comercial 8ª Avenida com a classificação de “Excelente”.

O Centro Comercial 8ª Avenida, de São João da Madeira, gerido e comercializado pela CBRE, uma consultora mundial na prestação de serviços para o imobiliário comercial, foi distinguido pelo BREEAM, com a classificação de “Excelente” nas categorias de Desempenho de Ativos e Gestão de Edifícios.

Este é um dos principais sistemas de certificação de sustentabilidade de edifícios, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), que permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objetivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.

Em entrevista ao ECO, Bernardo Freitas, diretor da área de sustentabilidade da CBRE, refere que “esta certificação permite a proprietários e inquilinos avaliarem as práticas de gestão do edifício, desenvolverem planos de ação que permitam a melhoria da mesma, tendo por base uma avaliação comparativa com outros edifícios”.

Quando questionado sobre qual a estratégia usada pela CBRE no 8ª Avenida, Bernardo Freitas explicou que o compromisso assumido pela companhia a nível global consiste em “aderir às Metas de Emissões com base científica (SBT – Science Based Targets) para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da sua própria operação e das propriedades que administra”, e é nesse sentido que têm vindo a trabalhar.

E foi precisamente para conseguir atingir este objetivo mais rapidamente que a CBRE criou uma nova área de sustentabilidade, onde disponibiliza a estratégia ESG (Environmental, Social & Governance), a NZC (Net Zero Carbon), a Mobilidade Sustentável, a Due Diligences de Sustentabilidade (SDD) e, ainda, certificações como a conseguida pelo 8ª Avenida, a BREEAM, mas também a LEED, a WELL e a Eficiência Energética e Renováveis. “A criação desta área sustenta e reforça o que já estava a ser posto em prática, permitindo assim que seja alargada e melhorada a nossa estratégia neste âmbito”, disse o responsável da CBRE.

"O próximo passo consiste em desenvolver programas que permitam aumentar a resiliência do projeto, nomeadamente o desenvolvimento de estudos e planos de ação de adaptação às alterações climáticas e reduzir a sua dependência energética e pegada carbónica, através da instalação de sistemas solares fotovoltaicos”

Bernardo Freitas

Diretor da área de sustentabilidade da CBRE

No caso do 8ª Avenida, que já tinha vindo a adotar práticas sustentáveis desde a sua abertura, em 2017, o diretor de sustentabilidade admitiu que a CBRE acabou por atuar mais como “um reforço ao nível das políticas e procedimentos operacionais, de acordo com as melhores práticas internacionais, ao nível da atualização de alguma tecnologia para sistemas mais eficientes, como é o caso da contratação de energia com certificado de origem de fontes renováveis”.

A iluminação LED do edifício, a monitorização do consumo de água e eletricidade em tempo real, a separação dos resíduos, os sistemas de climatização com gestão eficiente, a taxa de aproveitamento de águas pluviais e captações de águas do solo equivalente a mais de 90% do consumo de água do centro comercial e a existência de um sistema de energia solar térmica para aquecimento das águas sanitárias foram, de acordo com Bernardo Freitas, algumas das práticas que levaram o 8ª Avenida a conseguir a certificação.

“O próximo passo consiste em desenvolver programas que permitam aumentar a resiliência do projeto, nomeadamente o desenvolvimento de estudos e planos de ação de adaptação às alterações climáticas e reduzir a sua dependência energética e pegada carbónica, através da instalação de sistemas solares fotovoltaicos, bem como desenvolver iniciativas que nos permitam aumentar o engagement com a comunidade local e trabalhar a componente Social da estratégia de ESG”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

8ª Avenida distinguido com certificação de sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião