Os combustíveis e a inflaçãopremium

Os preços dos produtos energéticos aumentaram 10% em termos homólogos e a resposta do Governo é pífia e mantém Portugal com uma carga fiscal sobre os combustíveis muito elevada.

O aumento dos preços dos combustíveis afigura-se um problema sério para o Governo. Em Portugal, no espaço de um ano, o preço médio de venda da gasolina simples 95 aumentou quase 25%, sendo que o do gasóleo simples cresceu quase 30% ( dados da DGEG). Os produtos energéticos estão assim na base do principal contributo para a aceleração da inflação em Portugal. De acordo com o INE, em Setembro a taxa geral de inflação terá ficado em 1,5% em termos homólogos. Mas na componente de produtos energéticos o acréscimo homólogo foi superior a 10%. Trata-se de uma despesa relativamente à qual a generalidade das pessoas não consegue fugir e que tem também impacto transversal nos preços praticados noutros sectores da economia. Portugal mantém a elevada dependência energética, que historicamente tem

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.