Há dois concelhos em risco extremo de infeção por Covid-19

  • Lusa
  • 29 Outubro 2021

A entrada de Penamacor para a categoria de risco extremo é a principal alteração do boletim. Os concelhos em risco muito elevado caíram de nove para três.

Penamacor e Penedono são os únicos concelhos de Portugal no nível de risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira divulgado.

O risco extremo de infeção ocorre quando um concelho tem uma incidência cumulativa a 14 dias acima dos 960 casos de infeção por 100 mil habitantes. Face à semana passada, a entrada de Penamacor para esta categoria é a principal alteração, com uma incidência acumulada a 14 dias (entre 14 e 27 deste mês) de 1.185 casos, ainda assim atrás da incidência de 1.400 registada em Penedono, que era na última sexta-feira o único concelho em risco extremo.

Apesar da incidência cumulativa mais elevada do país, Penedono apresenta uma descida em relação ao relatório da DGS da semana anterior, no qual apresentava uma incidência cumulativa de 2.138 casos.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Nos concelhos em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência de entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, regista-se um decréscimo de nove para apenas três numa semana.

Ponte da Barca (523), São Pedro do Sul (493) e Seia (483) são os concelhos agora em risco muito elevado de infeção, saindo deste lote Campo Maior (51), Ferreira do Alentejo (397), Pedrógão Grande (234), Proença-a-Nova (179), Rio Maior (449) e Penamacor (1.185).

Em sentido inverso, regista-se um agravamento do número de concelhos em risco elevado (entre 240 e 479,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias), já que o boletim contabiliza 18 concelhos nessa categoria, enquanto no relatório anterior eram somente 13.

Segundo o boletim, entre os 120 e os 239,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias estão 50 concelhos, mais 21 do que os 29 registados na semana anterior.

Com uma incidência de zero casos estão agora 31 concelhos, menos dois do que o registado pela DGS há sete dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há dois concelhos em risco extremo de infeção por Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião