Lucro da Parpública sobe para 56,3 milhões no primeiro semestre

  • Lusa
  • 29 Outubro 2021

"O crescimento dos resultados traduz a evolução favorável do desempenho das várias empresas do grupo, onde todos os segmentos de negócio alcançaram resultados positivos", refere a Parpública.

A Parpública fechou o primeiro semestre deste ano com um lucro de 56,3 milhões de euros, um aumento de 41,9 milhões de euros face ao registado no período homólogo, anunciou esta sexta-feira a empresa que gere as participações do Estado.

Em comunicado, a Parpública informa que “o crescimento dos resultados traduz a evolução favorável do desempenho das várias empresas do grupo, onde todos os segmentos de negócio alcançaram resultados positivos”, destacando a recuperação da atividade operacional quando comparada com o período homólogo, o que “é demonstrativo da resiliência das empresas do grupo num ambiente adverso provocado pela pandemia do covid-19”.

A dívida financeira consolidada da Parpública era no final do primeiro semestre de 2,7 mil milhões de euros, o que representa uma redução de 27,9 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2020, refere.

“A contínua redução da dívida nos últimos anos, com a correspondente diminuição dos encargos suportados – os quais no período em análise se situaram nos 34,4 milhões de euros, contra 44,8 milhões de euros verificados no semestre homólogo de 2020 –, tem sido um fator relevante para a melhoria dos resultados do grupo”, justifica.

No comunicado, a empresa que agrega as participações do Estado adianta que “a estratégia de redução de endividamento tem permitido a melhoria da generalidade dos indicadores financeiros do Grupo, com destaque para os rácios de solvabilidade e de autonomia financeira que aumentaram, entre os períodos semestrais homólogos de 2020 e 2021, de 149% para 175% e de 60% para 64%, respetivamente”.

No que respeita à holding Parpública, o resultado líquido registado foi da ordem dos 27,7 milhões de euros no primeiro semestre, que compara com 23,3 milhões de euros do período homólogo.

Por sua vez, a dívida financeira situou-se nos 879 milhões de euros no final do primeiro semestre de 2021.

No segundo semestre, refere, “mantém-se o objetivo de reduzir o endividamento, tendo já sido reembolsado, no passado dia 5 de julho, um empréstimo obrigacionista no montante de 600 milhões de euros”.

No plano operacional, acrescenta, a Parpública prosseguirá o acompanhamento efetivo das suas participadas e dos diversos dossiers relevantes em curso, com destaque para o processo de reestruturação da TAP e a reprivatização da Efacec Power Solutions.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Parpública sobe para 56,3 milhões no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião