Casa de Impacto lança Triggers para acelerar projetos ambientais

As candidaturas para o novo programa de aceleração do hub de empreendedorismo social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decorrem até 7 de janeiro.

A Casa de Impacto quer acelerar projetos ambientais e acaba de lançar esta quarta-feira na Web Summit o programa Triggers. Os três finalistas recebem 34.5 mil euros em prémios para o desenvolvimento e escala dos seus negócios. Candidaturas decorrem até 7 de janeiro.

“Sabemos que Lisboa tem agora a oportunidade única de posicionar-se como a capital europeia do impacto e contagiar a mudança. Esta oportunidade só poderá acontecer através da promoção do empreendedorismo de impacto e de uma comunidade envolvida, capacitada e responsável, tal como se prevê desde o Acordo de Paris”, defende Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, citada em comunicado. “Com o Triggers, os ativistas e empreendedores ambientais passam a ter um lugar onde estar e onde criar, para agir agora.”

“A ponte com empresas globais parceiras do programa vai facilitar a implementação dos negócios pela partilha de conhecimento e sinergias intersetoriais entre entidades públicas, privadas, sociais e empreendedores. Os empreendedores terão acesso a uma pool de players e ferramentas que lhes vai permitir desenvolver as suas soluções inovadoras para a neutralidade carbónica em 2050, tão imperativa para regular o desequilíbrio ambiental. O envolvimento de todos os stakeholders neste movimento é estruturante para o sucesso da transição climática justa. Tem de ser agora, e tem de ser com o envolvimento de todos: pessoas individuais, empresas, organizações sociais e empreendedores”, diz ainda Inês Sequeira.

O novo programa de aceleração do hub de empreendedorismo social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem como objetivo “estimular a geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis e financeiramente sustentáveis”.

Terminado o período de candidaturas, a 7 de janeiro de 2022, e depois de uma pré-seleção, inicia-se a fase de Ideação e Matchmaking. Serão selecionadas 25 equipas para o Bootcamp, passando 10 equipas à fase de aceleração, que vai decorrer ao longo de dois meses. O programa termina com um Demo Day, em junho, onde serão premiadas as três finalistas. Ageas, Galp, Hovione e a Grosvenor House of Investments são os parceiros do programa.

Também para projetos de impacto ambiental e social, a Casa do Impacto tem a decorrer, até ao dia 30 de novembro, candidaturas para o programa de investimento +PLUS. No total são 500 mil euros a ser distribuídos por projetos em fase de testing e scaling, de acordo com o mecanismo de pagamento por resultados.

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