Fundo +Plus da Casa do Impacto investe 435 mil euros em dez projetos

GoParity, MyPolis, Manicómio, Mentora Health, DiVERGE, Music Seeds, Rural Invest, MAD Panda, Maria e Beat the Butt são os projetos investidos no Programa de Investimento para o Impacto +Plus.

Inês Sequeira, da Casa do Impacto.D.R.

O programa +Plus, desenvolvido pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, anunciou esta segunda-feira o investimento de 435 mil euros em dez startups de impacto: GoParity, MyPolis, Manicómio, Mentora Health, DiVERGE, Music Seeds, Rural Invest, MAD Panda, Maria e Beat the Butt foram as dez empresas escolhidas por este fundo e dedicam-se a projetos relacionados com saúde, proteção animal, reinserção social, investimento para a sustentabilidade e ecologia.

“O +Plus é a contribuição da Casa do Impacto e da SCML para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, para fomentar a discussão, debate e criação de um ecossistema de investimento de impacto, que ainda é muito incipiente, mas já está a mudar. O empreendedorismo 2.0 é de impacto e estas serão as organizações do futuro. As empresas, independentemente do seu ramo de atividade ou setor, vão ter de ter capacidade de incorporar o impacto — os consumidores, clientes, financiadores e seguidores assim o exigem”, assinala Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, citada em comunicado.

O programa da Casa do Impacto assenta em duas ferramentas de investimento, que dependem da fase do negócio investido: +Scaling (para startups em fase muito inicial) e +Seed (para startups em fase de testing). O investimento será feito consoante os resultados apresentados, monitorizados ao longo dos próximos 12 meses no caso dos projetos +Seed e 36 meses no caso dos projetos apoiados na categoria +Scaling.

“O mecanismo do pagamento por resultados fez com que as equipas fossem muito ambiciosas nas métricas de avaliação e serão também no atingir dos resultados, o que é muito benéfico para o impacto dos projetos na sociedade e resolução dos desafios propostos. Atingidas as metas, vamos soltando parcelas do investimento”, acrescenta Inês Sequeira.

A concurso estiveram 135 projetos, que foram sujeitos a três fases de seleção. A próxima edição do programa terá candidaturas abertas no primeiro trimestre de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo +Plus da Casa do Impacto investe 435 mil euros em dez projetos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião