Nosho e Tiger & Bean vencem 3.ª edição do From-Start-to-Table

A app para marcar mesas de última hora em restaurantes e a marca de produtos saudáveis para crianças e adultos foram os projetos vencedores do programa de aceleração promovido pela Startup Lisboa.

Uma aplicação que ajuda os clientes a encontrar uma mesa de última hora em restaurantes (Nosho) e uma marca que tem como missão criar alternativas mais saudáveis de produtos consumidos por miúdos e graúdos (Tiger & Bean) foram os projetos vencedores da 3.ª edição do programa de aceleração From-Start-to-Table, dedicado a negócios de inovação para restauração e promovido pela incubadora Startup Lisboa. Os dois projetos foram vencedores, respetivamente, nas categorias de “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

Os vencedores foram escolhidos entre 24 projetos finalistas que participaram no programa. 63% dos participantes na edição deste ano são estrangeiros.

Criada pelos portugueses Tânia Figueiredo e Salvador Rodrigues, a Nosho é uma aplicação que tem como objetivo facilitar a marcação de mesa de última hora em restaurantes que são normalmente difíceis de obter reserva, ao mesmo tempo que reabastece lugares vazios em restaurantes. O objetivo do projeto é ajudar a resolver a questão da perda de receita dos restaurantes.

Já a Tiger & Bean foi desenvolvida pelo britânico Robert Brunt e pela sul-africana Dominique Maingard no sentido de criar produtos saudáveis para miúdos e graúdos, “como é o caso do famoso chocolate em pó e leite em chocolate, utilizando um produto desconhecido pelo mercado de massas, a junça”.

Este ano, o programa recebeu mais de 115 candidaturas, 51% na categoria de “Tecnologia para Restauração” e 49% na categoria de “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”. Esta foi a primeira vez que o programa foi inteiramente em formato digital, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia. As equipas vencedoras recebem um prémio de 10 mil euros cada uma para ajudar a desenvolver os seus negócios.

“Conseguimos mobilizar um número muito significativo e relevante de pessoas e parceiros deste ecossistema que, com uma enorme generosidade, contribuíram com o seu saber e experiência para darem mentoria, inspirarem e, no fundo, apoiarem estes empreendedores e os seus negócios. Este acompanhamento próximo, a par do intenso trabalho desenvolvido pelos empreendedores, permitiram uma evolução consistente dos projetos, durante estas nove semanas”, explica Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, citado em comunicado.

Desenvolvido pela incubadora lisboeta, o From Start-to-Table é apoiado pelo Turismo de Portugal. Conta também com o apoio da Delta Cafés, entidade associada da Startup Lisboa, da Sociedade Central de Cervejas e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

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