Novo fundo português vai promover habitação para estudantes no Porto

O projeto de 151 camas será composto por estúdios individuais, twodios, ensuites e quartos duplos com equipamentos que incluem sala de estudo, terraços, ginásio, padel court e áreas verdes exteriores.

Vai nascer no Porto, na zona de Paranhos, um empreendimento de habitação para estudantes do ensino superior com 151 camas. O projeto da autoria da IP Investment Management (IPIM) e a Heed Capital (Heed), que resulta na primeira aquisição em Portugal, deverá ser inaugurado em 2023, sendo que a obra arranca no primeiro trimestre de 2022. O investimento não foi divulgado.

O empreendimento de habitação para estudantes será composto por uma mistura de estúdios individuais, twodios, ensuites e quartos duplos com equipamentos que incluem sala de estudo, terraços, ginásio, sala masterchef, padel court e áreas verdes exteriores.

O terreno conta com quatro mil metros quadrados e está localizado junto ao principal polo universitário da cidade, o Polo II da Asprela, o principal campus universitário da cidade, que conta com 35 mil estudantes. O empreendimento fica localizado entre 5 a 15 minutos a pé de cinco instituições de ensino superior: Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Católica do Porto e Universidade Portucalense.

“A Heed Capital está entusiasmada por entrar neste segmento de mercado pouco desenvolvido e promissor com os parceiros certos. À medida que a atratividade de Portugal para os estudantes internacionais continua a crescer, esperamos estar bem posicionados”, explica Joaquim Luiz Gomes, fundador e diretor geral da Heed Capital (antiga Dunas Capital), em comunicado.

O mercado do Porto representa uma oportunidade de investimento atrativa dada a elevada escassez de alojamentos PBSA (purpose-built student accommodation), modernos e geridos profissionalmente, uma vez que o rácio aluno por cama PBSA é de dez alunos para uma cama disponível.

“Uma cama disponível para cada 21 alunos, crescimento absoluto de 2,36 vezes no mercado de residências de estudantes ao nível internacional em 10 anos. Estas são algumas estatísticas que atraem os investidores institucionais para o mercado de PBSA em Portugal, um dos mercados em que a IPIM se foca na Europa”, realça Selina Williams, Diretora Executiva do IP Investment Management.

Raj Kotecha, cofundador e diretor executivo da Amro Partners, promotora e operadora do Projeto, afirmou que a “expansão em Portugal é um passo natural no seguimento de várias aquisições bem-sucedidas em Espanha, desde a nossa entrada no mercado ibérico em 2018. O setor da habitação para estudantes provou ser resiliente nos últimos 12 meses, e a falta de oferta significativa nesta região cria grande potencial de crescimento. Continuamos focados em aumentar a nossa presença na região, com um pipeline de novas aquisições a anunciar nos próximos meses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo fundo português vai promover habitação para estudantes no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião